Topo

Bom Senso se aproxima de Aécio e Dilma em lobby por eleição direta na CBF

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 15h25

O Bom Senso FC tem acompanhado com atenção especial a reta final da campanha para o segundo turno da eleição presidencial. Formado em 2013, o grupo de atletas se aproximou dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) e iniciou lobby para que eles defendam uma proposta de eleição direta em entidades esportivas como a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A abordagem sinaliza uma mudança no comportamento do Bom Senso FC. Inicialmente, o grupo havia apostado em campanhas de comunicação e protestos públicos para defender as bandeiras escolhidas para o primeiro ano de atuação (mudanças no calendário do futebol brasileiro e adoção de práticas de fair play financeiro, principalmente). Agora, a ideia é usar lobby e trabalho político.

Nesta semana, o Bom Senso FC já divulgou uma carta cobrando participação de Aécio e Dilma no processo de democratização do futebol. Até o momento, nenhum dos candidatos se pronunciou oficialmente sobre o tema.

A mudança é reflexo de entraves que o Bom Senso FC encontrou nas discussões anteriores. O grupo de atletas fez protestos e manifestações no Campeonato Brasileiro de 2013 para que a CBF fizesse mudanças no calendário, por exemplo. A programação criada pela entidade para a próxima temporada tem períodos para férias e pré-temporada, mas segue encavalando os jogos locais com partidas da seleção brasileira. Não houve diálogo, e a solução proposta pela instituição foi vista por membros do coletivo como um paliativo.

O mesmo aconteceu com práticas de fair play financeiro. O Bom Senso FC fez lobby em Brasília para impedir a votação da LRFE (lei de responsabilidade fiscal do esporte) sem que isso fosse condicionado a um controle sobre a gestão das equipes. Depois de uma negociação sobre esse tópico, clubes e CBF concordaram com a criação de um ente fiscalizador. Contudo, essa comissão será formada e custeada pela própria entidade.

Diante desse tipo de manobra, a avaliação do Bom Senso FC é que qualquer mudança significativa no futebol brasileiro passa pela adoção de eleições diretas nas entidades esportivas. O grupo usa como modelo ideal a US Soccer, que é responsável pelo futebol nos Estados Unidos. De acordo com o estatuto da instituição, atletas, treinadores e dirigentes de clubes votam para eleger a diretoria.

Foi essa proposta que os atletas apresentaram às coordenações de campanha de Aécio e Dilma. O grupo também tem feito lobby com parlamentares para que a instituição de eleições diretas em entidades esportivas se transforme em projeto de lei.

Paralelamente, lideranças do Bom Senso FC têm feito campanha entre os jogadores para catequizá-los. A ideia é disseminar o projeto na classe e fomentar discussões sobre o tema.

O Bom Senso FC pretende lançar depois das eleições uma campanha com atletas defendendo a adoção de eleições diretas na CBF. O projeto será similar ao que foi feito no ano passado, com ações de protesto em jogos. No entanto, o cerne do trabalho desenvolvido pelo grupo será o lobby em Brasília. E a eleição presidencial terá papel fundamental nisso.