Topo

Convocação de Dunga mostra que medalhões brasileiros não estão na Europa

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h00

Após determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o técnico Dunga decidiu vetar jogadores de times brasileiros na convocação da seleção para amistosos contra Turquia (12/11, em Istambul) e Áustria (18/11, em Viena). Com um leque limitado, apesar de ter reconduzido o zagueiro Thiago Silva à equipe nacional, o treinador mostrou nesta quinta-feira (23) que os medalhões do grupo dele estão no futebol local.

A terceira convocação de Dunga na nova passagem pela seleção tem a menor média etária (25 anos). O treinador havia montado um grupo com média de 26,2 anos na primeira lista e reduzido para 25,8 na segunda (esses números foram alterados depois por causa de cortes e substitutos convocados).

Dunga voltou à seleção depois do término da Copa de 2014 – o time nacional chegou às semifinais, mas perdeu por 7 a 1 para a Alemanha. Na primeira lista, o novo técnico se apoiou em jogadores como Maicon, David Luiz e Neymar, que já eram referências da seleção, e ainda manteve nomes como Luiz Gustavo, Fernandinho, Oscar e Hulk, titulares no Mundial.

No entanto, Hulk sofreu uma lesão e não pôde participar dos amistosos contra Colômbia e Equador. Dunga recorreu então a Robinho, que havia disputado as Copas de 2006 e 2010, ano em que ele era o técnico.

Robinho foi mantido no grupo na segunda convocação – Maicon e Hulk não estiveram na lista que enfrentou Argentina e Japão. E quando Ricardo Goulart se machucou, Dunga recorreu a mais um medalhão que havia sido importante na passagem anterior dele pela seleção: Kaká foi convocado e se tornou uma das estrelas da passagem do Brasil pela Ásia.

Os dois (Robinho e Kaká) foram importantes também fora de campo. Mostraram liderança, concentraram holofotes e ainda contribuíram com minutos jogados nos dois últimos amistosos.

Quando pôde escolher jogadores de qualquer lugar, Dunga buscou experiência no Brasil. Nesta quinta-feira (23), preferiu rejuvenescer a seleção com nomes como Casemiro, Roberto Firmino, Douglas Costa e Luiz Adriano. Thiago Silva tem peso enorme na história recente da equipe, mas é uma exceção na lista para os próximos amistosos.

Thiago Silva será o segundo jogador mais velho do Brasil nos próximos amistosos. Ele e o também zagueiro Miranda têm 30 anos, mas o defensor do Atlético de Madri nasceu 15 dias antes (7 de setembro e 22 de setembro).

Além disso, Thiago Silva será o único com duas Copas no currículo. Os outros com experiência em Mundiais são David Luiz, Fernandinho, Luiz Gustavo, Oscar e Neymar, que estiveram em 2014.