Topo

Nova lesão deixa incerto futuro de Guilherme, que prioriza permanência

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

24/10/2014 06h00

O compromisso do meia-atacante Guilherme com o Atlético-MG se encerra em março de 2015, o que significa que o jogador já pode assinar um pré-contrato com outra equipe. Como o atleta vinha em fase de crescimento, decisivo, por exemplo, na goleada sobre o Corinthians, por 4 a 1, que classificou o alvinegro mineiro para a semifinal da Copa do Brasil, despertou interesse de outras equipes e ‘pressionou’ a diretoria atleticana pela definição imediata de seu futuro. Mas, uma nova lesão surgiu no caminho do camisa 17.

Contusão, aliás, não é novidade na carreira de Guilherme, situação que o impediu de ter uma sequência maior de partidas disputadas em alto nível pelo Atlético-MG.  O meia-atacante sofreu estiramento na coxa direita, no empate sobre o Bahia, na terça-feira passada e ficará um período longo fora dos gramados.

Antes de se lesionar novamente, a fase de Guilherme era das melhores. As boas atuações, crescimento no final da temporada e os elogios do técnico Levir Culpi fizeram Guilherme pressionar a diretoria, dentro de campo, na busca pela renovação do seu contrato. Porém, as primeiras negociações já aconteceram e não chegaram a um acordo, o que tem arrastado uma definição.

O UOL Esporte apurou com uma pessoa próxima ao jogador, que não quis se identificar, que outros clubes brasileiros já manifestaram interesse em contratá-lo, ainda sem enviar proposta oficial. Embora evite falar sobre o seu futuro, de acordo com essa fonte, o jogador ainda considera prioridade a negociação com o Atlético-MG.

O meia-atacante adota o discurso de não falar mais sobre seu futuro e deixa a definição do novo vínculo com a diretoria. “Eu não falo mais sobre isso (contrato), agora é com a diretoria”, afirmou. A diretoria atleticana evita comentar oficialmente sobre o futuro do atleta e o real interesse em manter Guilherme. Segundo os dirigentes, o contrato do atleta se encerrará somente em março e, com isso, existe a possibilidade de negociar de forma tranquila e sem pressão.

Uma das grandes contratações do clube nos últimos anos, Guilherme demorou para fazer jus à fama de ser decisivo em momentos importantes. Na temporada de 2013, marcou gol contra o Newell’s Old Boys, pela semifinal da Libertadores, que levou a decisão para os pênaltis e a classificação para a decisão.

Na reta final desta temporada, no momento em que o Atlético-MG briga pelo título da Copa do Brasil e vem crescendo no Brasileirão, o armador voltou a se destacar. Diante do Corinthians, na partida de volta das quartas de final, Guilherme foi o melhor em campo no Mineirão, tendo marcado dois gols e dado assistência para outros.

No jogo seguinte, na vitória sobre a Chapecoense, por 1 a 0, no Independência, novamente o meia-atacante chamou a responsabilidade e se destacou com as assistências para os companheiros. As atuações de destaque fizeram até mesmo o torcedor atleticano torcer pela renovação do seu contrato.

Os números do armador mostram seu crescimento no período final do seu vínculo com o Atlético. Guilherme é o vice-artilheiro do clube na temporada, com dez gols, sendo cinco assinalados no último mês. Foram dois contra o Goiás, no dia 18 de setembro, um contra o Vitória, no dia 28 do mês passado e agora contra o Corinthians.

A atual temporada, já é a que Guilherme mais fez gols desde que chegou ao Atlético. Em 2011, foram dois, contra oito em 2012 e seis na temporada passada. Curiosamente, em 2014, o meia tem conseguido a sua maior sequência de jogos nas quatro temporadas em que vestiu a camisa atleticana.

Contratado em maio de 2011, Guilherme fez apenas 16 partidas em sua primeira temporada. No ano seguinte, foram 40 jogos. Já em 2013, o armador viveu seu pior momento no Atlético. Com seguidas lesões e sem conseguir se firmar como titular, esteve em campo em apenas 29 jogos. Já em 2014, se apresentou em 41 partidas oficiais.

O atleta também se destaca pelas assistências, seu ponto forte. O armador é o vice-líder em passes para gols dos companheiros no ano, no Atlético, com sete assistências, ficando atrás apenas do argentino Dátolo, que já serviu 16 vezes. Independente da nova contusão, Guilherme faz um balanço favorável da sua temporada. “Fiz bons jogos no Campeonato Mineiro, na Libertadores, na Copa do Brasil fiz bons jogos, de cinco gols participei de três, então vamos continuar trabalhando para manter o bom nível”, disse.

O técnico Levir Culpi não esconde sua admiração por Guilherme e mostra confiança em relação ao seu crescimento em campo. “Eu falei para ele que ia arrumar lugar para ele no dia, mas precisa desses números dele. Ele deve ter iniciado uma cinco ou oito bolas em condição de fazer o gol. Não é um jogador normal, é acima da média tecnicamente, está se encaixando no espírito de ajudar na marcação, é jogador de alta qualidade, é um jogador que dá gosto de ver jogar”, afirmou.

 O problema para Guilherme são as lesões, que assombraram Guilherme durante as quatro temporadas em que está no Atlético-MG. O armador teve dificuldades em fazer grande sequência de jogos, mas em 2014 vinha vivendo seu melhor momento físico. Antes de se contundir em Salvador, o atleta esteve em campo em 11 dos últimos 13 jogos do clube mineiro, tendo ficado fora de um jogo por suspensão e poupado em outro.