Topo

Presidente de escola de samba campeã será vice da chapa de Eurico no Vasco

Fernando Horta levantando o título de campeão do carnaval carioca de 2014 - Claudio Andrade e Thyago Andrade/RioNews
Fernando Horta levantando o título de campeão do carnaval carioca de 2014 Imagem: Claudio Andrade e Thyago Andrade/RioNews

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2014 17h30

A chapa “Volta Vasco! Volta Eurico”, do candidato Eurico Miranda, aposta num forte nome visando a eleição do clube, que acontece dia 11 de novembro. Fernando Horta, presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, será o 1º vice em caso de vitória do grupo. 

Horta, que também é um bem sucedido empresário, inicialmente chegou a cogitar uma candidatura ao pleito, mas em função de seus compromissos profissionais, desistiu da ideia. Posteriormente, declarou apoio a Eurico e, agora, teve confirmada sua participação direta numa possível futura diretoria.

"Está confirmadíssimo. Este convite foi feito há muito tempo, mas tinham minhas questões pessoais. Agora aceitei. Vou tentar ajudar. Eu e mais um grupo de amigos tentará resgatar o Vasco nesta parceria com o Eurico", disse ao UOL Esporte

Fernando Horta é dono de uma vinícola em Portugal e de uma rede de vidraçarias no Brasil. Em relação ao trabalho como mandatário na Unidos da Tijuca, ele garantiu que conseguirá conciliar em função da escola já estar bem administrada.

"A Unidos da Tijuca já está altamente bem encaminhada. É uma situação tranquila. Lógico que há um aperto maior entre agosto e fevereiro, mas a escola está bem administrada. Ela não anda sozinha, mas está bem com as pessoas que a gente colocou", destacou.

O dirigente é tricampeão do carnaval carioca, levantando o caneco em 2010, 2012 e 2014, e ficou conhecido por transformar uma escola até então mediana em uma das principais potências do cenário atual.

Em sua opinião, o desafio no Vasco, em caso de vitória de Eurico Miranda, será ainda mais complicado do que com a agremiação tijucana.

"Muito maior. Foi um desafio muito grande também a Unidos da Tijuca, mas o Vasco sabemos que será difícil. Uniremos forças e tentaremos resgatar o clube e a colônia portuguesa. Será um conjunto de pessoas para tentar colocar o Vasco em seu devido lugar.  Estamos numa situação muito caótica. Colocar meu nome é uma responsabilidade muito grande. Eu ganharia uma eleição a hora que eu fosse candidato, mas tenho que olhar o Vasco, sou sócio desde 1969. Vou dar uma força. Lógico que o Eurico não vai mudar nunca sua personalidade, mas alguns conceitos ele está mudando", garantiu.

A eleição cruzmaltina ainda conta com os candidatos Julio Brant, da chapa "Sempre Vasco", Roberto Monteiro, da "Identidade Vasco", Nelson Rocha, da "Vira Vasco", Tadeu Correia, da "Vasco Passado a Limpo", Eduardo Nery, da "Vasco mais que um Gigante" e Márcio Santos, da "Vanguarda Vascaína".