Topo

Uefa pune Sérvia e Albânia por confusão em jogo interrompido por drone

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h29

Nesta sexta-feira (24), a Uefa anunciou suas decisões sobre o polêmico jogo entre Sérvia e Albânia pelas eliminatórias da Eurocopa-2016, interrompido após um drone sobrevoar o gramado com uma bandeira pró-albanesa. A entidade determinou a vitória sérvia por 3 a 0, mas puniu a  seleção com a perda de três pontos.As duas equipes ainda levaram uma multa de cem mil euros. A Sérvia também jogará suas próximas duas partidas em casa com portões fechados. Cabe apelação a todas as sanções e a Sérvia já entrou com recurso.

O jogo foi realizado no último dia 14 no estádio Partizana, em Belgrado. A partida foi interrompida quando um drone sobrevoou o gramado carregando uma bandeira albanesa. O sérvio Mitrovic recolheu o objeto, o que deu início a uma briga generalizada e invasão do campo.

O clima tenso devido ao episódio está relacionado ao histórico de conflito entre os dois países pela região de Kosovo. A região está sob disputa política desde o fim dos anos 1990, quando houve a guerra pela independência da antiga Iugoslávia. Os EUA reconhecem Kosovo como nação, mas Sérvia e União Europeia, não.

Por questões de segurança, a Sérvia decidiu que só venderia ingressos para a torcida visitante para cidadãos albaneses que apresentassem passaporte do país. O fato causou revolta e deixou o clima ainda mais tenso para o jogo. Esta era a primeira partida da Albânia em Belgrado desde 1967.