Topo

Com 9,6% de chances de G4, Santos tem na Copa-BR caminho para Libertadores

Do UOL, em São Paulo

26/10/2014 06h00

A irregularidade do Santos no Brasileirão – nas últimas quatro partidas, tem uma vitória, um empate e duas derrotas – já atingiu as chances de terminar no G4 na competição. Segundo o site Chance de Gol, o alvinegro, atualmente, tem apenas 9,6% de chances de conquistar uma vaga na Libertadores através do campeonato nacional.

Os tropeços foram diante do Criciúma, em Santa Catarina, e do Fluminense, jogando em casa. No meio das duas partidas, uma vitória no clássico sobre o Palmeiras; neste sábado, o empate frustrante, sofrido no finalzinho do jogo contra a Chapecoense.

O técnico Enderson Moreira vê na maratona de jogos uma das causas para alguns erros cometidos por seus jogadores – neste sábado, teve oito desfalques, entre poupados e lesionados.

“É uma maratona de jogos muito forte, é muito difícil. Desgastado, o jogador às vezes não toma as melhores decisões, o corpo não responde da mesma forma”, afirmou o treinador.

Ao mesmo tempo em que atrapalha o desempenho do alvinegro, a maratona de jogos – especificamente a Copa do Brasil – pode ser a saída mais provável para a conquista de uma vaga na Libertadores 2015.

Segundo o Chance de Gol, o Santos, um dos quatro semifinalistas na competição, tem exatamente 25% de chances de ser o campeão. Para chegar à final, as chances são de 45%. Os números são mais animadores do que os do Brasileirão – para conquistar o título brasileiro, o Peixe tem apenas 0,03% de chances: quase zero.

O jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil é na quarta-feira. O adversário é forte: o Cruzeiro, e a partida será em Belo Horizonte. “Vamos enfrentar o grande time do Brasil nos últimos anos, as dificuldades são enormes, mas o Santos tem demonstrado um grupo qualificado, não se abateu com derrota em casa para o Fluminense. Acho que vai ser um grande jogo, espero que possa conseguir bons resultados”, espera Enderson.

Se passar pelo Cruzeiro, o alvinegro encara na final o vencedor de Flamengo e Atlético-MG.