Topo

Eleição do Vasco gera briga de torcida e ocorrência contra filho de Eurico

Organizada do Vasco está rachada por conta da eleição do clube - Julio César Guimarães/UOL
Organizada do Vasco está rachada por conta da eleição do clube Imagem: Julio César Guimarães/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2014 06h03

A proximidade da eleição do Vasco, que acontecerá dia 11 de novembro, tem deixado o ambiente do clube cada vez mais tenso. Além das brigas e ameaças que aconteceram em São Januário na partida contra a Ponte Preta neste sábado, o advogado Alan Belaciano, da chapa “Sempre Vasco”, do candidato Julio Brant, registrou queixa na 17ª delegacia (São Cristóvão) contra Eurico Ângelo Brandão de Miranda, o “Euriquinho”, filho do também candidato à presidência Eurico Miranda.

A ocorrência está enquadrada no artigo 344 do Código Penal que diz: “Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral”. A pena para este caso varia de um a quatro anos de reclusão.

Belaciano diz ter sido ameaçado por Euriquinho, via telefone, em uma ligação realizada na noite da última terça-feira. O motivo seria uma declaração que o advogado deu à ESPN Brasil logo após a Justiça manter Roberto Dinamite na presidência do Vasco até o pleito. Na ocasião, ele proferiu: “Acabou a lenda! Eurico não manda nem na casa dele!”.

O filho do ex-presidente não gostou da citação de Belaciano e ligou para intimidar o advogado. Com medo, Alan compareceu ao jogo entre o Cruzmaltino e a Ponte Preta, neste sábado, acompanhado por seguranças.

O clima no clube, aliás, é cada vez mais hostil. Partidários das mais variadas frentes alegam terem sofrido ameaças nos últimos jogos dentro e fora de São Januário.

Antes do duelo com a Macaca, grupos rivais da organizada Força Jovem, que estão divididos justamente por conta da eleição, chegaram às vias de fato nas cercanias do estádio, e precisaram ser contidos pela cavalaria da Polícia Militar e por bombas de efeito moral.

Tais facções estão precisando ficar separadas na arquibancada por um cordão de isolamento criado pela PM nas partidas do Vasco em São Januário.

Ocorrência contra Euriquinho - Reprodução - Reprodução
Registro de ocorrência feito por Alan Belaciano contra o filho de Eurico Miranda
Imagem: Reprodução

A reportagem tentou contato por telefone com Eurico Miranda, mas as ligações não foram atendidas.

A eleição cruzmaltina conta com sete candidatos à presidência: Eurico, da chapa “Volta Vasco! Volta Eurico!”, Julio Brant, da "Sempre Vasco", Roberto Monteiro, da "Identidade Vasco", Nelson Rocha, da "Vira Vasco", Tadeu Correia, da "Vasco Passado a Limpo", Eduardo Nery, da "Vasco mais que um Gigante" e Márcio Santos, da "Vanguarda Vascaína".