Topo

Grêmio e Inter se unem contra o Corinthians no 'caso Petros'

Petros pode fazer Corinthians perder 4 pontos. Grêmio e Inter estarão no julgamento - Heuler Andrey/Getty Images
Petros pode fazer Corinthians perder 4 pontos. Grêmio e Inter estarão no julgamento Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/10/2014 06h00

Grêmio e Internacional estarão presentes no julgamento de Petros no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), nesta segunda-feira. Em comum acordo, os arquirrivais se uniram e ingressaram com pedido para serem partes interessadas na audiência sobre a suposta escalação irregular do jogador do Corinthians diante do Coritiba, em 3 de agosto. A decisão do caso pode influenciar na briga pelo G-4 do Campeonato Brasileiro - onde os gaúchos disputam uma vaga com o time paulista.

O Corinthians foi denunciado como incurso no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Desta forma, se punido, o clube paulista pode perder quatro pontos e levar uma multa de até R$ 100 mil.

Os pontos em jogo influenciariam diretamente na tabela do Brasileirão. Neste momento, o Corinthians é 5ª colocado com 53 pontos - mesma pontuação do Inter (que é 3º colocado). O Grêmio está dois pontos atrás da equipe dirigida por Mano Menezes e ocupa a 7ª posição.

"O dia que Grêmio e Internacional afinarem suas relações para defender seus interesses, o futebol gaúcho terá muito mais força. E com este espírito, com este objetivo, ingressamos no caso de suposta escalação ilegal deste jogador", disse Marcelo Medeiros, vice-presidente de futebol do Inter.

A união entre os rivais virou oficial na sexta-feira, quando advogados dos dois clubes enviaram um ofício ao STJD solicitando admissão como terceiro interessado. O Tribunal não respondeu oficialmente, mas os departamentos jurídicos confiam plenamente que serão atendidos na demanda.

O julgamento desta segunda-feira será em primeira instância, na 5ª Comissão Disciplinar do STJD. A denúncia da procuradoria também inclui a CBF e a Federação Paulista de Futebol como réus. A manifestação de Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, admitindo erro administrativo no registro do jogador, é uma das armas do Corinthians para se safar de uma punição.

O imbróglio ocorre porque Petros enfrentou o Coritiba (em 3 de agosto) com um novo contrato que ainda não tinha entrado em vigor. A data prevista para o início do vínculo era seguinte à partida. O Corinthians, entretanto, escalou o jogador que tinha situação já descrita como regular pela CBF.

Petros estava emprestado ao Corinthians até o dia 1º de agosto, uma sexta-feira. Ele rescindiu seu contrato de empréstimo e assinou outro que valia a partir do dia 2, sábado. Ocorre que como não ocorrem registros oficiais no fim de semana, a regularização só viria no primeiro dia útil subsequente. Baseado nessa premissa, seu vínculo oficial com o time alvinegro valeria apenas a partir do dia 4, segunda-feira.