Topo

CBF anuncia que fará 15 centros de treinamento pelo Brasil para a base

Alexandre Gallo foi o responsável pelo anúncio da construção dos centros de treinamento - Dionizio Oliveira/UOL
Alexandre Gallo foi o responsável pelo anúncio da construção dos centros de treinamento Imagem: Dionizio Oliveira/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/10/2014 14h19

Em encontro para tratar das divisões de base, realizado na manhã desta segunda-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ), a entidade anunciou que construirá 15 centros de treinamento pelo Brasil. Eles ficarão localizados em estados que não foram sedes na Copa do Mundo, que aconteceu no país em 2014.

Serão beneficiados Acre, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiânia, Tocantins, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Espirito Santo e Santa Catarina. O primeiro CT a ficar pronto será em Belém (PA).

A ideia da CBF é atingir 720 atletas por centro, totalizando 10.800 jovens. O projeto está sendo financiado pela verba que a confederação recebeu da Fifa em virtude da realização do Mundial.

"A Fifa sempre deixa algo de positivo nos países que participa. Queria estar passando em primeira mão que a CBF vai estar fazendo 15 centros de treinamento de excelência no Brasil, em estados que não tiveram jogos da Copa do Mundo", informou o coordenador das categorias de base da entidade, Alexandre Gallo.

Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste sub-20
Ainda no congresso, que contou com a presença de representantes de diversos clubes das Séries A e B, foi informado de que está sendo elaborado o Campeonato Brasileiro sub-20. A ideia é atender a necessidade dos clubes de se ter um maior volume de jogos para os atletas de base. Ainda não há, porém, uma data estipulada para o início desta competição.

Além do Brasileirão para a garotada, a CBF também organizará a Copa do Nordeste sub-20. O anúncio deste torneio, aliás, gerou um certo "ciúmes" dos representantes do Goiás, que sugeriram a criação então da Copa Centro-Oeste sub-20. Não houve, no entanto, uma garantia por parte da entidade de que tal sugestão será aceita.

No evento também houve palestras sobre os registros de transferência, que contarão com um novo sistema onde os próprios clubes, e não mais as federações, serão os responsáveis por cadastrar seus respectivos jogadores.