Topo

Clubes definem manutenção da fórmula do Campeonato Mineiro para 2015

Do UOL, em Belo Horizonte

27/10/2014 21h01

Representantes dos 12 clubes participantes do Campeonato Mineiro decidira, em reunião do Conselho Técnico, realizado nesta segunda-feira, na Federação Mineiro de Futebol, pela manutenção da fórmula de disputa da competição, que acontecerá a partir de 1º de fevereiro de 2015. Dessa forma, os 12 times se enfrentarão em turno único, classificando os quatro melhores para a semifinal, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados ao Módulo II.

Os quatro semifinalistas disputarão jogos no sistema de ida e volta, entre o 1º colocado x 4º colocado, e 2º colocado x 3º colocado. Os vencedores na fase semifinal decidirão o título também em dois jogos, nos dias 26 de abril e 3 de Maio. O primeiro colocado na fase de classificação entra com vantagem nas semifinais e, se chegar, à final, de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Os participantes da próxima edição do Campeonato Mineiro são o Cruzeiro (atual campeão), Atlético-MG, América-MG, Boa Esporte, Caldense, Mamoré, Democrata de Governador Valadares, Guarani, Tombense, Tupi, URT e Villa Nova. 

O presidente da FMF, Castelar Guimarães Neto destacou dois pontos que considera os mais importantes. “O primeiro foi a manutenção da fórmula de disputa, que é o reconhecimento dos clubes que é um formato que está dentro certo e que permite compatibilizar nosso calendário estadual ao nacional”, afirmou o dirigente, em entrevista à Rádio Itatiaia.

“Outro ponto, que foi uma evolução, e foi sugestão da própria Federação, é a padronização dos gramados, medindo 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. É ponto importante para que tenhamos a profissionalização cada vez maior do nosso esporte”, acrescentou.

Castellar Guimarães Neto anunciou outra medida, dessa vez visando diminuir os gastos dos clubes participantes e que é o fim da chamada “taxa de participação”, valor que englobava despesas diretas e indiretas. “A partir de agora a Federação Mineira fará como faz a CBF e individualizará em seu borderô cada uma das despesas que devem ser arcadas pelo clube. Com isso certamente haverá uma economia para nossos filiados”, comentou o presidente ao site da FMF.

“Em relação à taxa cobrada tradicionalmente de 10% sobre a renda bruta dos jogos, nós reduzimos para 8%, criando um fundo de 2% para desenvolvimento e aprimoramento de nossa arbitragem. Todos sabem que nós criamos uma nova comissão de arbitragem com a presidência de Giulliano Bozzano, que é uma pessoa de fora e bastante respeitada. Tenho certeza que esse valor destinado vai permitir que tenhamos cada vez mais evolução da nossa arbitragem”, concluiu Castellar Guimarães.

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, aprovou a manutenção da fórmula de disputa do Campeonato Mineiro. “Fórmula esta que foi muito elogiada nos outros estados e na CBF e que está sendo padrão quase para outros estados”, comentou o mandatário celeste à Rádio Itatiaia. O mesmo aconteceu com o representante do Atlético-MG, o diretor de futebol Eduardo Maluf. “Campeonato Mineiro é elogiado no Brasil inteiro, joga-se quase só nos finais de semana, dando a possibilidade maiores arrecadações. Mantendo o que está dando certo”, destacou o dirigente.