Topo

Morte de goleiro e triângulo amoroso: a nova novela esportiva sul-africana

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 13h24

Dias depois de o ídolo paraolímpico Oscar Pistorius ser condenado a cinco anos de prisão pelo assassinato da namorada, a África do Sul volta a viver através da imprensa uma nova tragédia esportiva – mais uma vez, com contornos de uma novela. Goleiro e capitão da seleção do país, Senzo Meyiwa foi assassinado em um crime que estaria ligado ao triângulo amoroso vivido pelo atleta.  

Meyiwa foi morto a tiros na noite de domingo em Vosloorus, na região metropolitana de Johanesburgo, quando protegia a amante de assaltantes que invadiram sua casa, segundo a polícia.

O atleta de 27 anos era casado com Mandisa Mkhize, mas mantinha um relacionamento com Kelly Khumalo, uma conhecida cantora pop no país. Meyiwa, inclusive, tinha um filho com a artista.

Segundo a polícia, o goleiro do Orlando Pirates foi morto por volta das 20h, quando dois homens invadiram a casa de Khumalo. Um terceiro comparsa teria ficado do lado de fora, dentro de um carro. De acordo com os relatos iniciais, Meyiwa reagiu ao assalto quando um dos invasores apontou uma arma na direção da namorada.

No entanto, a família da esposa de Meyiwa contesta a versão e acusa Khumalo de envolvimento no episódio. É o que noticia nesta segunda-feira a edição online do jornal The Star. Segundo fontes ouvidas pela publicação, o goleiro estava em uma festa com a mulher no domingo, mas a deixou no local para visitar a amante, acompanhado de um amigo.

Em 2013, Khumalo e sua irmã mais nova Zandi foram presas após supostamente agredirem fisicamente Mandisa, esposa do goleiro morto. Além do bebê com Meyiwa, a cantora pop também tem um filho com um rapper, preso desde 2010 após matar quatro crianças durante um racha.

O caso extraconjugal de Meyiwa era bastante conhecido na África do Sul, já que ambos não faziam questão de discrição. Na última semana, por exemplo, os amantes trocaram manifestações de carinho usando as redes sociais.

Nesta segunda-feira, horas depois do episódio que acabou na morte do goleiro da seleção, Kelly Khumalofoi atacada virtualmente por uma série de pessoas, nas redes sociais. A amante foi chamada de "bruxa adúltera", entre outras ofensas.

A polícia sul-africana trabalha para identificar os homens envolvidos no assassinato de Senzo Meyiwa e oferecem de 150 mil a 250 mil rands (de R$ 34 mil a R$ 56 mil, aproximadamente) por informações que ajudem na busca.

O jogador de 27 anos morreu menos de 24 horas depois de participar da vitória do Orlando Pirates sobre o Ajax Cape Town por 4 a 1, que levou sua equipe às semifinais de um torneio local.

Torcedor do Real Madrid, Meyiwa era um fã ardoroso de Iker Casillas, em idolatria ilustrada por menções contantes ao espanhol nas redes sociais.

"Mais do que devastado pela perda do nosso capitão e amigo Senzo Meyiwa. Pensamentos e orações para sua família e amigos neste momento terrível", declarou Dean Furman, meio-campo da seleção da África do Sul, usando sua conta no Twitter.

Senzo Meyiwa foi capitão da seleção da África do Sul nas últimas quatro partidas das eliminatórias da Copa Africana de Nações e não sofreu gols.