Topo

Corinthians perde joia de 11 anos para o Benfica e culpa Deco e Luizão

Dassler Marques

Do UOL Esporte, em São Paulo

28/10/2014 06h00

Representantes do agente português Jorge Mendes no Brasil, os ex-jogadores Deco, Luizão e Rubens Júnior estremeceram relações no Corinthians em função de um jogador de 11 anos. Segundo o UOL Esporte apurou, os três, juntos, são responsáveis pela transferência da família do jovem João Neto, tratado na base do clube como uma futura estrela. João jogará no Benfica, de Portugal.

Principal jogador da equipe sub-11 do Corinthians desde que tinha oito anos, o garoto já era reconhecido por torcedores do clube em função da repercussão de seus vídeos no Youtube. As atuações de João Neto valeram contrato com a Nike e salário dez vezes maior que os demais, que nessa idade normalmente têm ajuda de custo de R$ 250 por mês.

Pai de João, Deivid recentemente procurou a direção corintiana para avisar que tinha uma proposta irrecusável apresentada por Rubens Júnior. O clube fez esforços para mantê-lo: ofereceu faculdade e emprego para os pais do garoto, um apartamento e ainda prometeu assegurar seus estudos e da irmã até o fim do ensino superior, além de reajuste salarial.

"O pai nos passou que tinha uma amizade antiga com o Rubens (Júnior) em Taubaté e foi proposta a ele uma possibilidade lá fora. Apresentamos números extremamente altos para o mercado interno, mas ele preferiu a opção de ir para a Europa", afirmou Fernando Alba, diretor da base corintiana.

Internamente, a posição de dirigentes do Corinthians é de estremecimento de relações com os três ex-jogadores do próprio clube. O ex-presidente Andrés Sanchez, ao tomar conhecimento da saída de João Neto, também demonstrou irritação. Deco, preocupado com o caso, chegou a telefonar para alegar que não tinha participado da mudança de familiares do garoto para Portugal.

Em contato com a reportagem, Luizão disse que "apenas já ajudei o pai do jogador, mas não tenho nada a ver com isso". Afirmou ainda que "se ele foi para lá, foi através do Rubens Júnior". Deco, por meio da assessoria de imprensa, negou ter relação comercial com Rubens ou qualquer envolvimento no caso.

Rubens Júnior, por sua vez, inicialmente afirmou: "não tenho nada a ver com isso. Só estou abrindo uma franquia da minha escolinha, a Craquenet, em Portugal". Mais tarde, o ex-lateral fez novo contato e admitiu o convite para que o pai de João trabalhasse para ele. Ele negou, entretanto, qualquer intermediação junto ao Benfica.

Transferências internacionais de garotos menores de 18 anos são proibidas pela Fifa, salvo quando a família do jogador opte pela mudança e tenha emprego no novo país. Recentemente, o Barcelona teve problemas com a entidade por negócios do tipo. O caso do clube catalão será julgado na Corte Arbitral do Esporte (CAS). O Corinthians cogitou ir à Fifa por conta de João Neto, mas a princípio desistiu.

Os três agentes citados na reportagem já jogaram pelo Corinthians. Deco teve rápida passagem pelo clube entre 1996 e 1997, mas se transferiu para o futebol alagoano. Rubens Júnior jogou em 2006, logo após o fim da parceria com a MSI. Luizão é que teve desempenho mais marcante, com quatro temporadas com a camisa corintiana. Ele foi campeão brasileiro de 1999, campeão do Mundial de Clubes da Fifa em 2000 e do Paulista em 2001.

O UOL Esporte tentou contato com o pai de João Neto, mas as mensagens não foram respondidas.