Topo

Mensagem no Instagram pode mudar investigação de assassinato de goleiro

Polícia investiga evidências no local do crime, na região metropolitana de Johanesburgo - AFP PHOTO / MUJAHID SAFODIEN
Polícia investiga evidências no local do crime, na região metropolitana de Johanesburgo Imagem: AFP PHOTO / MUJAHID SAFODIEN

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 13h23

Dois dias depois do assassinato de Senzo Meyiwa, goleiro da seleção sul-africana, a polícia do país admite que trabalha com mais de uma linha de investigação. Inicialmente tratado como um episódio de roubo, o incidente ganhou uma nova possibilidade de interpretação graças a uma mensagem no Instagram.

Segundo o chefe das investigações, Tebello Mosikili, a polícia teve acesso ao teor de uma mensagem que alegava que na verdade o atleta de 27 anos morreu ao tentar apartar uma briga de namorados. A mesma versão chegou aos investigadores através de uma denúncia anônima por telefone.

Meyiwa morreu na casa de sua amante, a cantora Kelly Khumalo, na noite do último domingo. A briga em questão teria sido entre uma irmã da dona da residência, Zandi, e seu namorado.

No entanto, a polícia descartou qualquer possibilidade de o crime ter fundo passional, em razão do cenário confuso da vida de Meyiwa. O goleiro da seleção era casado com Mandisa Mkhize, mas mantinha uma relação pública com Kelly Khumalo, com quem tinha um filho.

Em 2013, Khumalo e sua irmã mais nova Zandi foram presas após supostamente agredirem fisicamente Mandisa, esposa do goleiro morto.

Nesta terça-feira os policiais que conduzem a investigação também divulgaram o retrato falado de dois suspeitos do crime. Ambos os homens são negros, com cabelos rastafari. Um deles tem um dente de ouro na arcada superior.

O corpo de Senzo Meyiwa será enterrado no sábado, em sua cidade de origem, Umlazi in KwaZulu-Natal. Na última segunda-feira a família do capitão da seleção recebeu as condolências do presidente sul-africano, Jacob Zuma.  

ESPECIALISTA DE CASO PISTORIUS É SOLICITADO

Uma equipe multidisciplinar trabalha na investigação da morte de Senzo Meyiwa. Um dos destaques agregados ao time na última segunda-feira é o capitão Chris Mangena, especialista em balística, que trabalhou no caso de assassinato que levou o atleta paraolímpico Oscar Pistorius à prisão.

De acordo com os jornais sul-africanos desta terça, a família de Meyiwa também contratou o serviço de uma empresa de detetives particulares. Dez homens viajaram a Johanesburgo para conduzir uma investigação independente.