Topo

Neymar segue abaixo de Cristiano e Messi, mas pode sonhar com top 3 inédito

Neymar já levou o "gol do ano", mas ainda espera papel de protagonista em festa da Fifa - Scott Heavey/Getty Images
Neymar já levou o "gol do ano", mas ainda espera papel de protagonista em festa da Fifa Imagem: Scott Heavey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 12h11

Neymar já venceu a disputa de gol mais bonito do ano (prêmio Puskas), mas até aqui tem sido apenas um coadjuvante na festa da Fifa para os melhores do mundo. Nos últimos seis anos, todos os troféus ficaram com Messi ou Cristiano Ronaldo. No entanto, pela primeira vez na carreira o brasileiro do Barcelona vê como uma possibilidade real a presença na lista definitiva de três finalistas.

A Fifa anunciou nesta terça-feira a lista prévia de 23 nomes que concorrem como melhor jogador do planeta em 2014. Naturalmente, Messi e Cristiano já despontam mais uma vez como candidatos. Neymar é o único brasileiro da relação e vem credenciado pelo melhor desempenho por seleção entre os teóricos favoritos e por seu melhor momento com a camisa do Barcelona.

Desde sua criação, o prêmio da Fifa costuma privilegiar goleadores em detrimento a defensores ou armadores de jogo. Com poucas exceções, as bolas de ouro acabam nas mãos daquele tipo de jogador que ganha partidas e campeonatos. Assim, com base neste critério, Neymar aparece com boas chances de figurar no top 3, embora esteja ainda abaixo do patamar de excelência de Cristiano Ronaldo e Messi.

Até o momento, o brasileiro de 22 anos  soma 32 gols na temporada, sendo 19 pelo Barcelona e 13 pela seleção. Cristiano Ronaldo está acima de todos na lista, com 48 gols no ano, seis à frente do velho rival Messi [veja a tabela ao final do texto].

Ainda colaboram para a causa de Neymar dois acontecimentos do ano. Um deles, o declínio da geração vencedora da Espanha, país que recentemente se acostumou a ceder "escoltas" para Messi e Cristiano na lista definitiva de finalistas. Andrés Iniesta aparece na relação de 23 nomes, mas é um azarão depois do fiasco da Fúria na Copa do Mundo.

Outro fator que pode colaborar para que Neymar "passe de fase" é que a seleção alemã que encantou na conquista da Copa tem como marca o poder coletivo, sem nenhuma individualidade mais destacada. Seis campeões do mundo foram relacionados: Gotze, Kroos, Lahn, Müller, Neuer, Schweinsteiger. Se algum deles avançar ao top 3, a interpretação pode ser um prêmio ao time como um todo.

Neymar tem aparecido entre os melhores da Fifa desde a temporada 2011. A melhor colocação do atacante aconteceu na última edição, com o quinto lugar. No ano de estreia, ficou com a 10ª colocação, mas levou o prêmio Puskas, graças ao célebre gol no jogo Santos x Flamengo, pelo Brasileirão.

Desde 2008, todos os prêmios da Fifa para o melhor do ano ficaram com Messi ou Cristiano Ronaldo. O português é o atual vencedor e tem dois troféus na galeria. Por sua vez, o argentino se gaba de quatro conquistas.

A Fifa anunciará a lista de três finalistas da temporada 2014 em 1º de dezembro. A entrega da bola de ouro acontece em uma cerimônia em 12 de janeiro do próximo ano, em Zurique, na Suíça.