Topo

Palmeiras aguarda laudo da PM para confirmar estreia da arena

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 20h34

A arena do Palmeiras não tem todas as liberações para receber uma partida de futebol. Ao contrário do que a informação passada pela WTorre, construtora do estádio, na tarde desta terça-feira (28), a burocracia não foi completamente vencida. A Polícia Militar ainda não deu o laudo de segurança para o palco da partida.

Para que isso aconteça, os policiais precisarão visitar a arena e verificarem se todas as exigências de segurança foram cumpridas.

"Nós não emitimos o laudo para o Palmeiras. Assim que recebermos os documentos dos Bombeiros e da Prefeitura visitaremos o local. E mesmo lá, com toda a documentação, se detectarmos algum tipo de problema na parte de segurança, poderemos pedir adaptações e modificações. Isso não é simples. Não é feito de um dia para o outro. O estádio é novo. Vamos fazer uma série de exigências. Não temos nem previsão, mas normalmente é feito em quatro a cinco dias", disse o Tentente Coronel Balestieiro à Rádio Globo.

Por causa disso, a tendência é que a estreia seja adiada para o dia 19 de novembro, diante do Sport.

A existência deste documento é uma exigência do artigo 23 do Estatuto do Torcedor. Por esse documento ser determinante, a confirmação da estreia depende dessa emissão.

Via assessoria, a construtora havia dito que todas as liberações já haviam sido obtidas e que a partida de estreia no dia 8 de novembro dependia apenas do clube, informação que não foi confirmada pelo Palmeiras.

O problema é que a equipe paulista tem até a tarde desta quarta-feira para pedir para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a mudança de mando. Atualmente, o jogo está marcado para o Estádio do Pacaembu, às 19h30.

Os bombeiros, de fato, liberaram o local para receber jogos com até 43 mil pessoas ao emitir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.), assim como o Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis da Prefeitura) que também liberou o local. O problema, por enquanto, é com a Polícia.

Via assessoria de imprensa, a diretoria do Palmeiras diz estar disposta mandar o jogo contra o Atlético-MG no Allianz Parque independentemente da capacidade de ingressos, seja com 30 mil ou 43 mil. A recomendação da organização do estádio é de que a primeira opção seja acatada.

A prática de fazer testes com progressão de público é comum em todos estádios que são inaugurados pelo mundo, especialmente nos geridos pela empresa norte-americana.

Se a partida for adiada, a organização do estádio e o clube terão mais tempo para que um novo evento-teste seja marcado com a presença de 30 mil pessoas. Sendo assim, a AEG e a WTorre poderiam recomendar que o jogo contra o Sport seja com capacidade máxima.

Vale reforçar que a carga máxima de ingressos só será colocada após o terceiro evento-teste por recomendação expressa da organização do estádio. Com essa prática, eles evitam problemas.