Topo

Corinthians vai notificar Fifa sobre saída de jogador de 11 anos

João (centro), com Luizão e Deco, era principal nome do Sub-11 corintiano desde oito anos - Reprodução / Facebook
João (centro), com Luizão e Deco, era principal nome do Sub-11 corintiano desde oito anos Imagem: Reprodução / Facebook

Dassler Marques e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 13h11

O Corinthians vai notificar a Fifa sobre a saída de João Neto, 11, que era atleta das categorias de base do clube. O pai do garoto alegou que a família vai se mudar para a Europa e que isso não tem nada a ver com a carreira do jogador, mas o UOL Esporte noticiou na última terça-feira (28) que já existe um acordo entre Neto e o Benfica. Como a transferência ainda não foi oficializada, contudo, a diretoria alvinegra apenas acompanha o desfecho do caso e se coloca numa posição de inércia.

Neto era uma das maiores apostas nas categorias de base do Corinthians. O jogador era destaque da equipe sub-11 desde que tinha oito anos e recebia ajuda de custo dez vezes superior à média da categoria - normalmente, atletas dessa faixa etária ganham R$ 250 mensais. Além disso, Neto tinha contrato com a fornecedora de material esportivo Nike e até uma linha de produtos com o nome dele.

O pai de Neto procurou a diretoria do Corinthians e disse que havia recebido uma proposta para trabalhar na Europa. Com isso, seria acompanhado por toda a família na mudança.

"Ele disse que não existe nada sobre o menino jogar em nenhum lugar. Eu acredito na palavra do pai dele", disse Fernando Alba, diretor das categorias de base do Corinthians.

Segundo o UOL Esporte apurou, Neto acertou com o Benfica em negociação que teve participações dos ex-jogadores Rubens Júnior, Deco e Luizão. O primeiro é amigo do pai do atleta, e os outros dois são representantes no Brasil do megaempresário Jorge Mendes, que cuida das carreiras de nomes como Cristiano Ronaldo, Ángel Di María e Radamel Falcao García.

A negociação irritou Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians. Deco chegou a telefonar para o clube e negar participação. Ao UOL Esporte, Rubens Júnior também rechaçou ter agido na transferência de Neto para o Benfica.

A Fifa tem um regulamento que combate transferências de jogadores com menos de 18 anos. No entanto, como o pai de Neto disse ao Corinthians que a viagem da família não tem a ver com o atleta, o clube brasileiro está de mãos atadas.

"O pai veio falar que estava indo para a Europa, e ele tem todo direito de fazer isso. Estamos fazendo uma comunicação, mas não acionamos a Fifa porque o menino ainda não apareceu em nenhum lugar. O pai quis se mudar, e se amanhã ele fechar com outro lugar nós vamos buscar uma situação e ver qual é o entendimento da Fifa", explicou Alba.

Na prática, o Corinthians tem pouco a fazer se o pai de Neto realmente se mudar para a Europa e o menino passar posteriormente em um teste de um clube de lá. A não ser que a negociação seja caracterizada, a chance de um pleito efetivo na Fifa é pequena.

Recentemente, o Barcelona foi notificado pela Fifa por aliciar jogadores menores de idade. O caso ainda será julgado pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte).

O Corinthians havia feito uma proposta para vincular Neto ao clube. O plano incluía empregos para os pais do atleta e estudos para toda a família, por exemplo.