Topo

Goleiro do Real tem dados bancários violados por policiais na Costa Rica

Atleta mais bem sucedido na Costa Rica virou alvo de ação criminosa. Contas de irmãs de Navas também foram monitoradas - EFE/Kiko Huesca
Atleta mais bem sucedido na Costa Rica virou alvo de ação criminosa. Contas de irmãs de Navas também foram monitoradas Imagem: EFE/Kiko Huesca

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 07h58

O goleiro do Real Madrid, Keylor Navas, teve seus dados financeiros consultados indevidamente por fiscais e policiais na Costa Rica, seu país natal. O jogador virou alvo de “espiões” devido à sua negociação para o clube espanhol, em julho, que representou US$ 16 milhões.

Foram feitas 42 acessos nas contas do goleiro entre julho e outubro, pouco depois de ele ter se transferido para o Real Madrid. Outras nove consultas foram feitas nas contas das duas irmãs de Navas. As autoridades costarriquenhas investigam a participação de pelo menos 30 pessoas, entre fiscais e policiais, na ação criminosa.

Navas é o atleta mais bem sucedido de seu país e tem salário de US$ 2,5 milhões por ano.

“Desconhecemos os motivos que levaram a oficiais e fiscais a buscarem dados da família”, disse Francisco Segura, diretor do Ministério Público e do Organismo de Investigação Judicial da Costa Rica.

Quatro fiscais do Ministério Público também podem ter ligação com a violação dos dados particulares do goleiro. O diretor do setor de investigação informa que as punições as autoridades envolvidas na ação podem ser  afastados de suas funções por 15 dias ou até mesmo demitidos.