Topo

Inglaterra polemiza com punição a jogador por ofensa a torcedor no Twitter

Veterano Rio Ferdinand terá de desembolsar 25 mil libras e vai perder três partidas - Getty Images
Veterano Rio Ferdinand terá de desembolsar 25 mil libras e vai perder três partidas Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 16h54

A Federação Inglesa de futebol (FA) anunciou nesta quarta-feira que o veterano Rio Ferdinand está punido com suspensão de três jogos por ofender uma torcedora no Twitter. Desta forma, a entidade reforça uma nova tendência de monitorar a conduta online de atletas e clubes, abrindo um debate sobre até onde vai a liberdade de expressão destes personagens.

Em 2012, a FA já havia punido um jogador em circunstâncias semelhantes. O meia Ravel Morrison recebeu uma pena depois de publicar comentários considerados homofóbicos no Twitter.  

Desta vez, o jogador do Queens Park Rangers foi punido por ter ofendido a torcedora com uma gíria em inglês para "mulher ou garota promíscua". Ferdinand também terá que pagar uma multa de 25 mil libras (cerca de R$ 100 mil).

No diálogo virtual em questão, a fã teria criticado a fase atual de Ferdinand: "talvez o QPR contrate um bom zagueiro central, estão precisando". Em seguida, o zagueiro respondeu com a ofensa.

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, a federação manifestou que o comentário de Ferdinand foi "abusivo, ofensivo e inapropriado".

A punição pode complicar a relação do zagueiro com a FA. Ferdinand é membro de um conselho da entidade que visa melhorar o futebol inglês. O veterano também já foi capitão da seleção inglesa, com 81 partidas internacionais, e recentemente revelou a intenção de ser treinador da equipe nacional, no futuro.  

Rio Ferdinand é uma das figuras mais populares do futebol inglês nas mídias sociais, com quase 6 milhões de seguidores no Twitter.