Topo

Cruzeiro projeta reformulação maior em 2015 e já busca reforços

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/10/2014 11h00

Ao contrário do que ocorreu nesta temporada, o Cruzeiro deverá sofrer uma reformulação maior para 2015. Depois de recusar investidas do futebol europeu, a diretoria trabalha com a possibilidade de perder jogadores na próxima janela de transferência internacional. Além disso, também já mira reforços para o ano que vem.

Um sinal de que haverá mudanças no elenco é que, dos quatro jogadores com os contratos perto do fim, apenas Henrique deve permanecer na Toca da Raposa II. O volante e seu empresário, Luis Carlini, já estão em negociações avançadas com a diretoria celeste e a expectativa é de que o acordo, por mais duas temporadas, seja sacramentado em breve.

Por outro lado, o centroavante Borges, que tem convivido com constantes lesões em 2014, ainda não foi procurado para negociar a prorrogação e a tendência é que deixe o clube. Miguel Samudio e Marcelo Moreno, que estão emprestados por Libertad e Grêmio, respectivamente, também devem sair.

No caso do centroavante boliviano, a diretoria deseja a permanência, mas considera difícil a negociação. Os gaúchos se mostram irredutíveis a um novo empréstimo, já que o contrato com o jogador termina no fim do ano que vem. O clube mineiro teria que desembolsar cerca de R$ 17 milhões para adquiri-lo em definitivo.

Outros dois jogadores experientes podem sair já no meio da próxima temporada. Júlio Baptista tem contrato até julho e, pelo alto valor, dificilmente permanecerá na Toca da Raposa. A menos que aceite uma redução salarial. Tinga, de 36 anos, e que se recupera de uma fratura na perna direita, também tem vínculo terminando em maio.

Outra séria ameaça de perda de seus principais jogadores é em relação ao futebol europeu. Os grandes nomes da equipe, como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas Silva e até mesmo Dedé, que não atravessa boa fase, já estão na mira de clubes da Europa e há frequentes especulações do futebol italiano, espanhol e inglês.

Depois de recusar propostas do Manchester United, da Inglaterra, e Mônaco, da França, a diretoria admite negociar Everton Ribeiro na próxima janela de transferências, até pelo desejo do jogador da seleção brasileira de atuar no futebol europeu.

O jovem Lucas Silva, que está na mira dos times de Madrid, Atlético e Real, também não deve ter vida longa na Toca da Raposa e a expectativa é de que os espanhóis façam propostas. Os empresários que levaram Dedé para o Cruzeiro aguardam apenas uma oferta para tentar negociá-lo. 

Em virtude disso, a diretoria já trabalha nos bastidores em busca de reforços e tem alguns nomes em pauta para o ano que vem. Na lista do Cruzeiro de jogadores que interessam, estão dois laterais. Um deles é Carlinhos, do Fluminense, que já passou pela Toca da Raposa.

O contrato dele se encerra no fim da temporada e dificilmente permanecerá nas Laranjeiras. Ele já pode até assinar um pré-contrato. “Não tem nada acertado com nenhum clube. A única coisa certa é o contrato com o Fluminense até o fim do ano, mas fico feliz de outros clubes, como Cruzeiro e Palmeiras, estarem interessados no meu futebol”, disse o jogador no último fim de semana.

Outro lateral que interessa ao Cruzeiro é Fabiano, que vem sendo um dos destaques da Chapecoense no Brasileirão. Mas o clube celeste tem a concorrência do Corinthians e também da dupla Grêmio e Internacional. Outro jogador que deverá ter uma disputa acirrada é Jonas, do Sampaio Correa. No momento, o volante está mais próximo do Corinthians. 

Dentre os nomes que estão em pauta, o mais ambicioso deles é o do jovem Douglas Coutinho, do Atlético-PR, que seria uma opção para a provável saída de Marcelo Moreno. O empresário do jogador, Taciano Pimenta, disse que não há nada de oficial no momento, mas admite que já houve contato da diretoria cruzeirense. “Tivemos umas conversas há uns três, quatro meses atrás, mas a coisa não evoluiu”, disse.