Topo

'Paralisado', Flu tem 1 mês para definir novo acordo com patrocinadora

Presidente do Fluminense Peter Siemsen entra em reta final de discussões com Unimed - Nelson Perez/Divulgação FFC
Presidente do Fluminense Peter Siemsen entra em reta final de discussões com Unimed Imagem: Nelson Perez/Divulgação FFC

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2014 06h03

Ainda que as partes estejam de acordo – após conversas preliminares – de que a temporada 2015 será de investimentos mais modestos, Fluminense e Unimed entram em período decisivo para negociar os detalhes de um novo patrocínio para o próximo ano. A partir desta quinta-feira, o clube terá um mês para fechar a negociação. Por contrato, o dia 30 de novembro é a data final para que as discussões sobre as bases do contrato sejam finalizadas.

Só depois das assinaturas, o orçamento tricolor para 2015 poderá ser definido. Assim, o Fluminense deixará a "paralisia" atual e começará a se organizar de olho na próxima temporada. Por enquanto, o ritmo é de espera para análise do que será feito.

Parceira do Fluminense desde 1999, a Unimed revê detalhes do acordo com o clube todos os anos. A intenção da empresa de saúde é diminuir os gastos para a próxima temporada, com claros sinais dados pelo presidente Celso Barros. A diretoria comandada por Peter Siemsen topa rever os valores, mas fica paralisada diante da necessidade de mais tempo para negociação.

Dependente financeiramente do patrocinador, o clube tenta se movimentar para evitar debandada, mas apenas pode pedir paciência aos jogadores em fim de contrato. Diego Cavalieri e Gum são prioridades, mas a situação para a permanência do goleiro nas Laranjeiras é complicada. O camisa 12 tem mercado e a demora em uma decisão – assim como pedido salarial do jogador acima do esperado pela direção – deixam um acordo distante.

Carlinhos é outro atleta em fim de contrato. O lateral esquerdo preferiu não esperar o acerto entre Unimed e Fluminense e abriu negociação com interessados. Ele não permanecerá em 2015 e conversa com quatro clubes.

Celso Barros, em contato com o UOL Esporte, minimizou o clima de incerteza nas Laranjeiras e cobrou que a direção do Fluminense se manifeste para evitar saída de jogadores importantes do elenco. Os volantes Diguinho e Valência também têm contratos no fim e ainda não iniciaram conversas para renovação.

“O Fluminense deveria confirmar interesse [nos jogadores]. Vamos conversar em novembro. Até essa data, não há porque a Unimed interferir”, afirmou o presidente da atual patrocinadora tricolor.

De mãos atadas, o Fluminense espera a Unimed para fechar com os chamados “medalhões” do elenco. A dependência faz a diretoria tricolor adotar discurso de paciência e esperar até o fim do prazo para selar o acordo com o patrocinador. Enquanto isso, de forma independente, o clube aposta em nomes menos badalados para ter opções em 2015. O volante Édson, contratado em abril após se destacar pelo São Bernardo, é apontado como exemplo.

Em meio às indefinições, o Fluminense tenta se concentrar na reta final do Campeonato Brasileiro. O clube tricolor enfrenta o Goiás, às 19h30 deste sábado, fora de casa. O time de Cristóvão Borges precisa confirmar boa fase – já são três vitórias seguidas – para manter perseguição aos integrantes do G-4. O Flu está na sexta colocação do torneio, com 51 pontos.