Topo

Atitude após morte de irmão faz Pierre recuperar espaço com Levir

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

31/10/2014 06h00

Primeiro jogador do atual elenco a renovar contrato para 2015, o volante Pierre havia perdido espaço com Levir Culpi, principalmente pela escolha do treinador em armar o Atlético-MG com apenas um volante. Porém, o sacrifício feito pelo experiente jogador para estar em campo, na derrota para o Flamengo, por 2 a 0, após viver drama pessoal, poderá modificar o seu momento na equipe mineira.

A presença de Pierre em campo na última quarta-feira, após viajar na véspera para Itororó, no interior da Bahia, para acompanhar o enterro do seu irmão, Arnol Calixto Oliveira Júnior, 51 anos, que estava internado desde o dia 23, após ser esfaqueado por duas pessoas, foi bastante elogiada pela comissão técnica e pelos companheiros. Ele acompanhou o sepultamento do irmão, no final da tarde de terça, e se juntou no dia do jogo à delegação alvinegra no Rio.

O técnico Levir Culpi revelou que o empenho do volante para estar em campo na semifinal da Copa do Brasil foi utilizada por ele como motivação para o time. Pierre foi titular de forma até surpreendente, modificando o esquema tático que vinha utilizando ao longo da temporada, de cinco homens de ataque, para quatro, e ainda foi o capitão do time alvinegro.

“A braçadeira do capitão tem a ver sim, com a atitude do atleta, que passou o que ele passou e estava presente para jogar. São situações assim que me fazem continuar no futebol e acreditar no ser humano”, explicou o treinador atleticano.

O volante mostrou-se grato ao treinador por ter tido a oportunidade de retornar ao time titular e comentou sobre a situação difícil vivida na sua vida particular. “É Deus que nos dá força. Tive o apoio dos familiares, do meu pai e da minha mãe, da minha esposa. Foi na base da superação, porque é um momento bastante difícil”, observou.

“Agradecer o Levir, pelo carinho, por me premiar em um momento difícil como este, me deixou contente, ter um gesto como este. Queria ter um resultado melhor para Belo Horizonte, não aconteceu, temos o Atlético-PR e depois vamos para o jogo da vida em Belo Horizonte”, acrescentou o volante.

Pierre foi o primeiro atleta do atual elenco a ser procurado e ter renovado o vínculo contratual com o Atlético, pensando em 2015. O jogador assinou contrato por mais uma temporada e completará o quinto ano no clube. Porém, em 2014, o jogador perdeu espaço desde a chegada de Levir Culpi, principalmente no segundo semestre.

Sob comando de Levir Culpi, o volante disputou 21 dos 41 jogos disputados pelo Atlético-MG. Depois da pausa para a Copa do Mundo, Pierre esteve em campo em 12 jogos, mas a sua maioria como reserva. Seu último jogo como titular havia sido há mais de dois meses, no dia 10 de agosto, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, na vitória por 2 a 1, no Independência.

Porém, além da importância em campo, o fator extracampo foi decisivo para a continuidade de Pierre. O volante é um dos líderes do atual elenco. O atleta está no Atlético desde 2011, quando foi contratado por indicação do técnico Cuca. Nos três anos em que trabalhou com o antigo comandante, o cabeça de área foi titular absoluto.

Pierre tem bom transito com os companheiros de elenco atleticano, além de ser exaltado pela torcida alvinegra, que o apelidou de ‘pitbull do Galo’, pela sua forma firme de jogar, sem perder dividida. “O Pierre é uma grande pessoa, um grande amigo, jogador e que é exemplo para todo mundo no Atlético. Nós o respeitamos muito”, disse Maicosuel.

O volante é um dos atletas que está há mais tempo no Atlético. Já bem adaptado a Belo Horizonte, leva em seu currículo os 163 jogos que realizou pela equipe mineira até então, mas não marcou gols. “O esforço que o Pierre fez para estar em campo, algo que todo o grupo sentiu. É uma grande pessoa, amigo de todos”, observou Josué, seu concorrente de posição.