Topo

Governos estaduais vão custear expansão da Copa do Nordeste em 2015

Guilherme Costa e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 06h00

A Copa do Nordeste vai ser ampliada em 2015. A tabela da próxima temporada incluirá dois representantes do Maranhão (Moto Club e Sampaio Corrêa) e dois do Piauí (Piauí e River-PI), Estados que não tinham equipes até este ano. Mas esse aumento só será possível graças a um arranjo financeiro que inclui verbas de governos locais.

Os times foram escolhidos de acordo com as campanhas nos Estaduais de 2014. Sampaio Corrêa e River-PI, que foram campeões regionais, terão despesas custeadas pela liga que organiza a Copa. O arranjo todo foi montado para bancar as outras equipes.

“Os dois Estados que serão incluídos na competição agregaram mais patrocinadores ao torneio, e essa verba foi canalizada para custear a participação deles. Não está se tirando de ninguém; o que houve foi a formação de um conjunto de financiadores, incluindo os Estados, que vai comprar cotas e bancar a presença das equipes”, explicou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

O modelo foi uma solução encontrada pela diretoria da Liga do Nordeste, que organiza a Copa do Nordeste, para equacionar uma cisão entre dirigentes de federação por causa da ampliação. Havia uma discussão justamente por causa do aspecto financeiro.

Desde o início, dirigentes de federação demonstraram preocupação sobre os custos gerados pela ampliação. A primeira saída foi repassar esses valores para os próprios clubes – eles ficariam responsáveis por todos os valores relacionados a sua presença no campeonato, como taxas de arbitragem, hospedagem e viagem de adversários.

Esse modelo virou motivo para discussão entre os dirigentes de federações porque uma fatia ficou preocupada com a chance de calote. Havia um temor, por exemplo, sobre o quanto os clubes seriam responsáveis com os pagamentos se já estivessem eliminados ou sem chance de título.

A criação de um pool de patrocinadores com participação de verba do governo estadual foi uma forma de contornar esse temor. A Liga do Nordeste não divulga o valor das cotas compradas por esses grupos.

“As federações vão avalizar as despesas. River e Sampaio Correa, como campeões estaduais, vão entrar sem custos. Os outros dois terão de pagar”, confirmou Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol.

A Copa do Nordeste de 2015 será a 15ª edição do torneio – a terceira desde a retomada, em 2013. Com a ampliação, a próxima temporada terá 20 participantes.

A edição 2014 da Copa do Nordeste teve média de 7.602 pessoas por jogo nos estádios. O Sport bateu o Ceará na decisão e ficou com o título.