Topo

Luxa, renovações e pré-temporada: Fla emperra discussões durante decisões

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2014 06h00

No planejamento do Flamengo para 2015, assuntos não faltam: desde a definição do local da pré-temporada aos contratos de jogadores e do técnico Vanderlei Luxemburgo. São muitas as situações que precisam ser avaliadas pelo departamento de futebol neste final de 2014. Nada, no entanto, sairá da gaveta para a mesa de discussão antes do fim da participação do clube na Copa do Brasil e no Campeonato brasileiro.

Apesar de reconhecer a urgência em certas questões, os dirigentes rubro-negros não querem que assuntos de fora das quatro linhas sejam colocados como prioridades na frente das decisões do clube nas competições.

“É claro que já sentamos e pensamos em 2015, mas não vamos resolver nada agora. O momento pede concentração nas duas competições”, disse o diretor Felipe Ximenes, que teve o discurso endossado pelo vice presidente de futebol, Alexandre Wrobel.

“São propostas, conversas, negociações dos mais variados tipos. Mas o Flamengo não vai resolver nada antes deste fim de temporada. São situações que merecem atenção especial”, ressaltou o cartola.

Questões como o local da pré-temporada já estão em fase final de definição: Foz do Iguaçu (PR) e Atibaia (SP) disputam a preferência dos dirigentes. Mas a participação ou não na Copa Libertadores de 2015 emperram que o martelo seja batido.

A série de amistosos que o time fará em janeiro também vem sendo conversada, mas o clube evita uma definição. O Orlando City, dos Estados Unidos, chegou a anunciar um jogo contra os rubro-negros, mas o time da Gávea evita falar sobre o caso. “Estamos pensando apenas nos jogos deste ano”, frisou Alexandre Wrobel.

Mesmo envolvido em um impasse sobre seu contrato, o técnico Vanderlei Luxemburgo não quer pensar em 2015. O treinador, que estuda ainda novos nomes para a comissão técnica e um reajuste salarial, se esquiva quando o assunto é o planejamento para a próxima temporada.

“Estou pensando em tanta coisa, mas está tudo na caixinha. Vamos deixar as coisas acontecerem para frente, com calma. Primeiro, precisamos pensar em tirar o time da confusão e na Copa do Brasil. Depois resolvemos o resto”, disse.

E Luxemburgo não é o único com questões contratuais a resolver. Jogadores como o capitão Léo Moura, que têm seus contratos encerrados no final de 2014, aguardam uma definição. Nada, porém, será resolvido antes da situação do time em campo.

Na Copa do Brasil, com a boa vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida da semifinal contra o Atlético-MG, dificilmente o clube terá alguma posição antes da final. Já no Campeonato Brasileiro, o Flamengo ainda busca seis pontos - restam sete rodadas - para zerar qualquer possibilidade de rebaixamento.