Topo

Pato ainda não tem data para voltar ao São Paulo e Kaká vira dúvida

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 06h00

A lesão na coxa esquerda de Alexandre Pato parece ser mais séria do que ele mesmo imaginava, e o departamento médico do São Paulo ainda não sabe dizer quando ele poderá voltar a jogar. O certo é que o atacante não entrará em campo contra o Criciúma, no domingo, e talvez nem na próxima quarta-feira.

Pato já havia voltado a correr em volta do gramado no começo da semana, mas de acordo com José Sanchez, médico do clube, ele será vetado do jogo de domingo para evitar que seu quadro seja agravado. “Ele teve um estiramento na coxa e está no 16º dia de recuperação. Eu não gosto de antecipar as coisas, então no fim de semana ele será vetado”, disse Sanchez no vestiário do Morumbi na quinta-feira.

Ele sofreu a lesão no segundo tempo da vitória sobre o Huachipato, há duas semanas, e foi substituído. No desembarque da delegação em São Paulo, o jogador disse que não considerava o problema muito grave e que ele estaria apto a jogar em breve. Não foi o que aconteceu.

Sem Pato, o São Paulo venceu o Emelec, pela Sul-Americana, com apenas um atacante, Alan Kardec. Luis Fabiano, que poderia ter composto o setor, estava suspenso.

Outra ausência certa para o duelo contra o Criciúma em Santa Catarina é o zagueiro Rafael Toloi, que também não jogou na quinta. Lesionado, ele ficará no estaleiro por mais alguns dias, embora o departamento médico tricolor não tenha precisado quantos exatamente.

Kaká

A maratona de jogos por duas competições tem preocupado a comissão técnica, e o treinador Muricy Ramalho já disse que é preciso ter um cuidado especial com Kaká. “Ele sente muito [a sequência de jogos]. No começo tivemos a sabedoria de intercalar [suas atuações], e algumas pessoas reclamaram. Mas se não tivéssemos feito isso, não teria Kaká hoje, nem para a seleção. Ele é um dos caras que mais correm, só que a parte muscular dele é complicada”, disse Muricy. “Se eu for botar ele em todos os jogos eu simplesmente arrebento com ele”, avaliou ao ser questionado se o meia poderia ser poupado nas próximas partidas.

O técnico disse que um exame de sangue nesta sexta-feira irá dizer se Kaká (e outros jogadores) viajará a Criciúma. Trata-se de um exame que mostra o nível de cansaço dos atletas. Ele tem sido usado frequentemente no clube para evitar lesões musculares.

O mais provável é que Kaká seja poupado ou já neste fim de semana ou no jogo da volta das quartas de final da Sul-Americana, no Equador. Depois da vitória por 4 a 2 na ida, o time pode até perder por um gol de diferença que se classifica. Um fator que pode convencer o técnico a preservar o camisa 8 é que Michel Bastos, seu substituto imediato, vive grande fase.