Topo

Robinho é mais eficiente no Santos, em 2014, do que em 10 anos de Europa

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 06h00

Robinho teve bom início no Santos desde que foi contratado por empréstimo, após a Copa do Mundo de 2014. Em meio a uma fase irregular do time, no entanto, não conseguiu virar o protagonista de outrora. Na última quarta-feira, saiu do Mineirão derrotado por 1 a 0 pelo Cruzeiro, na Copa do Brasil, e depois de uma atuação muito ruim. Minutos depois, seu treinador, Enderson Moreira, disse que o atacante de 30 anos não está com o mesmo preparo físico dos companheiros por não ter participado da intertemporada. Mas esse Robinho, que para alguns não vive boa fase, é mais eficiente no Santos de 2014 do que em qualquer outra equipe em que atuou na Europa´, nos últimos 10 anos.

Não houve uma temporada por Real Madrid (ESP), Manchester City (ING) ou Milan (ITA) em que Robinho fosse tão eficiente quanto tem sido no Santos desde seu retorno. São sete gols em 15 jogos, com média de 171 minutos para cada gol em campo, segundo estatísticas do portal O Gol. Nem em seus melhores anos da carreira o atacante foi tão eficiente. 

Desde 2005, após sair do Santos, só houve uma temporada em que Robinho teve índice superior ao atual. Mas isso aconteceu no próprio Santos, em 2010, quando teve Neymar e Paulo Henrique Ganso a seu lado. E foi semelhante: marcou um gol a cada 164 minutos, índice semelhante ao de 2014, sem os dois craques como companheiros. Veja os detalhes na tabela abaixo.

Depois da derrota para o Cruzeiro, quarta-feira, Enderson Moreira trouxe à tona o déficit de preparação física de Robinho: “Ele deixou de trabalhar um trabalho importantíssimo que é a questão da resistência, que faz com que ele possa suportar melhor a sequência de jogos”. Agora, antes do jogo de volta contra o time mineiro, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira, existe a possibilidade do atacante ser poupado no domingo, contra o Internacional, pelo Brasileirão. E poupar Robinho faz o Santos perder muito da sua capacidade ofensiva.

Robinho não foi contratado para ser goleador. Esse nunca foi o objetivo, e Robinho também nunca foi um artilheiro nato. Mas em 2014 ele é o mais eficiente entre os atacantes do Santos. Na mesma média de minutos por gol, Robinho supera Gabigol, Geuvânio, Leandro Damião, Thiago Ribeiro e Rildo, nessa ordem. Mesmo com 19 gols no ano, o jovem Gabriel Barbosa balança as redes a cada 175 minutos, com frequência um pouco menor do que Robinho. A comparação entre cada atacante santista está na tabela abaixo.

Robinho jogou longe do nível que se espera na quarta-feira, vai apresentando um fim de temporada com declínio de desempenho – algo diagnosticado por seu próprio treinador – mas tem nos números sua defesa. No Santos, em 2014, é mais eficiente do que foi em toda sua estadia na Europa, e mais eficiente, também, do que seus próprios companheiros. O Santos perde seu principal jogador caso decida poupá-lo contra o Internacional.