Topo

Briga entre vascaínos durante convenção tem tiros, facadas e sete presos

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2014 22h11

É cada vez mais tenso o clima no Vasco às vésperas da eleição presidencial do próximo dia 11. Na noite desta segunda-feira, enquanto Eurico Miranda realizava sua última convenção em uma casa portuguesa na zona norte do Rio de Janeiro, integrantes da principal torcida organizada cruzmaltina brigavam na porta do local.

O confronto que envolveu mais de 150 pessoas fechou a rua Haddock Lobo – altura da rua do Matoso –, teve troca de tiros, facadas, agressões com barras de ferro e sete detidos pela Polícia Militar, encaminhados para o 17º DP.

Segundo testemunhas, um grupo chegou ao local em kombis, motos e carros, fechando o trânsito e iniciando a confusão.

Simpatizantes do grupo de Eurico estavam na porta da casa portuguesa quando foram surpreendidos pela ala da torcida organizada que não apoia o ex-presidente. O confronto teve início imediatamente e durou cerca de 15 minutos, só sendo encerrado com a chegada de viaturas policiais.

Alguns envolvidos escaparam da captura policial pulando em casas da região, o que acabou assustando moradores. Comerciantes das redondezas também foram surpreendidos e fecharam seus estabelecimentos.

Tranquilidade com Eurico

Dentro da casa portuguesa, no entanto, o clima era tranquilo. Cerca de 650 sócios vascaínos e simpatizantes de Eurico Miranda acompanhavam a convenção do candidato, que contou ainda com apresentação de grupos folclóricos e da escola de samba Unidos da Tijuca.

Marcada inicialmente para agosto, a eleição do Vasco foi adiada por ordem judicial e ocorrerá no dia 11 de novembro. Favorito, Eurico Miranda tenta voltar ao cargo em disputa contra os candidatos Júlio Brant, Roberto Monteiro e Márcio Santos. O atual mandatário, Roberto Dinamite, não tentará a reeleição.