Topo

Sorteio do Paulistão coloca campeão Ituano no grupo do São Paulo

Jogadores do Ituano festejam título no Paulistão de 2014; campeão terá o São Paulo no Grupo 1 - Junior Lago/UOL
Jogadores do Ituano festejam título no Paulistão de 2014; campeão terá o São Paulo no Grupo 1 Imagem: Junior Lago/UOL

Danilo Lavieri e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

03/11/2014 13h01

A Federação Paulista de Futebol sorteou nesta segunda-feira (3) os quatro grupos do Campeonato Paulista de 2015.

O regulamento da competição seguirá o mesmo sistema de 2014. Assim, os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco cada um. Na primeira etapa da competição, os times só enfrentam equipes de outros grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam para as quartas de final. Já os quatro com pior campanha, independentemente do grupo, serão rebaixados.

O São Paulo terá o Ituano, atual campeão do torneio, em seu grupo. Corinthians e Ponte Preta também estão na mesma chave, assim como Palmeiras e Portuguesa.

Quatro equipes vêm da Série A2, uma em cada grupo: o Capivariano, campeão do torneio de 2013, na chave do Santos; o Red Bull Brasil, no grupo do São Paulo; o São Bento, na chave do Corinthians; e Marília, no grupo do Palmeiras. Red Bull e Capivariano jogarão a Série A1 do Paulistão pela primeira vez.

Segundo o atual presidente da Federação Paulista de Futebol – que assumirá a CBF no próximo ano e passará o comando da FPF a Reinaldo Carneiro Bastos –, a tabela será definida até o final de novembro. A competição começará em 1º de fevereiro.

“A pré-temporada é importante. Houve muita reclamação de clubes e sindicatos, e agora a gente conseguiu reajuste com a televisão, que também é parte importante. Dentro desse reajuste, conseguimos acertar datas para a competição começar no dia 1º de fevereiro. Foi bom para todos”, afirmou Del Nero.

"Tenho impressão que o torcedor vai se acostumar com a competição, ele vai ao estádio, vai participar, tem de trabalhar muito para que o torcedor entenda que é entretenimento, é festa", disse o presidente.

O presidente do Red Bull, Rodolfo Kussarev, brincou com o fato de Ponte e Red Bull se enfrentarem. Ambos são de Campinas e o Red Bull manda jogo no Moisés Lucarelli.

"Se o mando contra a Ponte for nosso, a gente vai ter de procurar outro estádio.  A parte mais legal dessa história é que vamos ter um dérbi em Campinas", disse ele. 

Presidente do Audax, de Osasco, o ex-volante Vampeta brincou por ficar no mesmo grupo do Corinthians, o que impedirá um confronto entre as duas equipes na primeira fase.

“Bom, né? Não enfrento o meu clube de coração e vou poder enfrentar o São Paulo, Santos e Palmeiras, que não estão no meu coração”, disse Vampeta. Mais tarde, o ex-jogador afirmou ser um “glamour” participar da Série A1 e que a meta inicial do Audax é se manter na primeira divisão.

Veja os grupos: