Topo

Sabe quem é o brasileiro Talisca? Deveria. Ele está na frente até do Messi

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 06h00

Classificação e Jogos

O que Rooney, Cavani e Lewandowski têm em comum neste começo de temporada? Todos estão comendo poeira de um brasileiro que está muito bem em seu início de carreira na Europa: Anderson Talisca. Autor do único gol da vitória do Benfica sobre o Monaco pela Liga dos Campeões nesta terça-feira, o meia está em Portugal há cerca de quatro meses e já é sensação, sendo eleito o melhor jogador do país em agosto/setembro. Desde os tempos de Bahia, o carinho é tanto que ele já carrega o apelido de "Yaya" Talisca, em alusão ao meia marfinense do Manchester City.

Só o tempo dirá se o garoto de apenas 20 anos conseguirá manter o ritmo, mas a "largada" tem sido tão promissora que ele possui desempenho superior ao de grandes astros do futebol europeu. Até o momento, o baiano fez oito gols em nove rodadas do Campeonato Português. O número coloca o brasileiro na 22ª colocação entre os principais marcadores do continente de acordo com o critério utilizado para a Chuteira de Ouro da Uefa, que só aceita tentos anotados em ligas nacionais.

Wayne Rooney, astro do Manchester United e um dos mais bem pagos do Campeonato Inglês, fez apenas três gols nos sete duelos que participou na Inglaterra. Quem também fica para trás é Robert Lewandowski. O atacante do Bayern de Munique já entrou em campo em nove jogos e marcou cinco vezes. O uruguaio Edinson Cavani, centroavante do Paris Saint-Germain, fez cinco em 11 rodadas.

Se levado a ferro e fogo, o critério dos gols apenas em ligas nacionais coloca Talisca em vantagem até mesmo na comparação com Lionel Messi. O astro argentino esteve presente nas 10 partidas do Barcelona disputadas até agora, marcando em sete oportunidades. O único brasileiro acima no ranking é Neymar, com nove tentos e na 17ª posição.

Vale destacar que a liga portuguesa possui peso 2 no ranking da Uefa, o que garante a mesma importância que os campeonatos Espanhol, Italiano e Alemão. Assim, os gols de Cristiano Ronaldo sobre qualquer time na Espanha valem a mesma coisa dos que os marcados por Talisca em Portugal.

Os números também são bons se somados os jogos em todas as competições. Com o tento decisivo contra o Monaco, seu primeiro na Liga dos Campeões, ele chegou a nove gols em 14 jogos. O número de gols é o mesmo do anotado por Messi, mas o argentino tem uma partida a menos. A diferença está nas assistências. O astro do Barcelona deu nove passes, já o brasileiro ainda está zerado no quesito. Também vale destacar que o camisa 10 do clube catalão não teve um começo tão avassalador quanto nos últimos anos.