Topo

Justiça não aceita denúncia do MP contra Adriano por tráfico de drogas

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/11/2014 18h39

Adriano pode respirar aliviado. Pelo menos por enquanto. A 29ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não aceitou a denúncia do Ministério Público contra o jogador Adriano por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Tribunal.

Segundo a juíza que apreciou o caso, Maria Tereza Donatti, o MP "não descreveu qual a relevância do fato cuja verdade teria seria alterada, prejudicando o exercício da ampla defesa". Além disso, não havia "suporte probatório mínimo quanto à autoria desse delito".

Maria Tereza ainda informou na decisão desta quinta que houve "precipitação dos Promotores de Justiça que subscreveram a denúncia, deixando de formular adequadamente a acusação, violando a possibilidade de defesa os denunciados, além de tê-la oferecido sem indícios mínimos de autoria". Por fim, informou-se que tal peça foi mal formulada e continha "vícios insanáveis".

A denúncia foi oferecida na última segunda-feira pelo promotor Alexandre Murilo Garça. Na peça, ele entendia que a compra de uma moto em 2007 para Mica, chefe do tráfico da Vila Cruzeiro, configura uma ligação do jogador com o grupo que compra e vende drogas na região da zona norte do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com os promotores, Adriano "consentiu que outrem [Mica e seus comparsas] utilizassem de bem de que tinham propriedade e posse – no caso, duas motos Honda modelo CB600 – para o tráfico ilícito de drogas" e circular na favela.

Logo que foi informado, Adriano celebrou a decisão judicial. "Eu sabia que tudo daria certo, pois não devo nada para ninguém, sou honesto, pago meus impostos e tenho orgulho da minha origem", desabafou.

O advogado do jogador, Ari Berguer, também comemorou a decisão da Justiça carioca. “Estávamos tranquilos. Sempre confiamos no bom senso. Houve um excesso do Ministério Público no caso”, comentou.

A sentença, no entanto, ainda não é definitiva, já que o Ministério Público pode recorrer da decisão e pedir nova apreciação da Justiça para a denúncia. Somadas as duas acusações, Adriano poderia ser condenado a até 25 anos de prisão.

Sem entrar em campo desde março, Adriano ainda tenta retomar a carreira e se afastar das polêmicas. Após alguns dias na Europa, o jogador acertou com o clube La Havre, da França, e se reapresentará ao time em dezembro.