Topo

Da estreia com goleada à "noite terrível": Palmeiras se despede do Pacaembu

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 06h01

O Palmeiras disse adeus ao Estádio do Pacaembu no último sábado (8). Com uma péssima atuação diante do Atlético-MG, a equipe paulista saiu de campo derrotada por 2 a 0 e voltou a se preocupar com a zona de rebaixamento do Brasileirão. A atuação melancólica retrata mais o sofrimento recente do torcedor do que a história de conquistas que as arquibancadas presenciaram ao longo do tempo.

O revés fez Dorival Júnior usar o termo noite terrível. "Hoje não nos encontramos em momento nenhum. Esse aspecto de elenco é para depois do campeonato. Nesse momento temos que dar força para esses jogadores buscarem uma reação, contar com cada um deles. Foi uma jornada terrível hoje".

No Municipal, o Palmeiras se acostumou a não ter tantas "noites terríveis". O time entrou em campo em 1104 ocasiões e venceu muito mais do que perdeu. Foram 559 triunfos, com 296 empates e 249 derrotas.

Mais do que as vitórias, a equipe também pode se orgulhar de ser o maior campeão do Pacaembu. São 26 títulos, sendo três taças do Brasileiro, sete Paulistas, a Série B de 2013 e outras conquistas de menor expressão, à frente até do arquirrival Corinthians, que se acostumou a ter o estádio como casa até a inauguração do Itaquerão, no semestre passado.

O Palmeiras ainda tem um de seus capítulos mais importantes da história vividos no Pacaembu. Foi em 1942, a equipe jogou pela primeira vez com o atual nome, depois de abandonar a alcunha Palestra Itália por questões políticas. Diante do São Paulo, a equipe alviverde venceu por 3 a 1 e ainda viu seu rival abandonar o campo.

O Estádio do Pacaembu também tem os palmeirenses em sua história. A primeira partida disputada por lá teve a equipe paulista vencendo o Coritiba por 6 a 2.

Durante esse momento em que viu sua casa reformando, o Palmeiras jogou a maior parte das partidas no Pacaembu, mas também alternou entre jogos no Canindé, na Arena Barueri e em cidades do interior, como Araraquara e Presidente Prudente.

Agora, para voltar ao estádio municipal, só quando o campo estiver interditado para algum outro evento. A nova arena já tem a data para ser inaugurada: dia 19 de novembro, às 22h, contra o Sport. Dorival Júnior torce para que essa seja a força que falta à equipe.

"Pode ser o diferencial, a partir do momento em que você atua no seu campo, no seu estádio, com seu torcedor. O exemplo que a torcida está dando é impressionante, foi até o último momento com a equipe. Está fazendo a parte dela, e nós também vínhamos fazendo, mas não aconteceu hoje. Nós estávamos criando essa situação favorável, as últimas atuações foram muito boas, mas infelizmente acabou acontecendo na noite de hoje tudo o que não queríamos".