Topo

Romário declara apoio a Eurico no Vasco e cria novo duelo contra Edmundo

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2014 20h51

Um vídeo divulgado pela chapa “Volta Vasco! Volta Eurico!”, mostra o senador Romário (PSB) manifestando seu apoio para a candidatura de Eurico Miranda na eleição do Vasco que acontecerá nesta terça-feira, de 9h às 22h, em São Januário. A posição política do Baixinho cria um novo duelo com seu antigo desafeto Edmundo, que é aliado a Julio Brant, da chapa “Sempre Vasco”.

"Nesses últimos anos, temos ouvido falar de novos candidatos, novos projetos. E esses candidatos, juntamente com esses novos projetos, temos visto o que vem acontecendo com o Vasco. São pessoas que não têm credibilidade nenhuma e, muito menos, respeito com a marca Vasco da Gama. Na minha opinião, hoje, o que mais representa o Vasco, que precisa de respeito, se chama Eurico Miranda", disse na gravação.

Romário é considerado um dos maiores ídolos da história do clube e possui uma estátua no estádio em alusão ao seu milésimo gol, marcado no local em 20 de maio de 2007. O craque viveu bons momentos no Cruzmaltino ao lado de Eurico, quando foram campeões brasileiros e da Mercosul, em 2000.

A relação de ambos é de amizade, a ponto do Baixinho já ter emprestado milhões de reais ao Vasco no período em que Miranda era presidente. Por conta desta dívida, o senador recebe até hoje do clube que o revelou para o futebol.

Rei, príncipe e bobo
A eleição do Vasco colocará novamente Romário e Edmundo em lados opostos. Ex-amigos, passaram a ter problemas quando jogaram juntos pela primeira vez, no Flamengo, em 1995,  no fracassado "Ataque dos Sonhos".

O convívio entre os dois azedou de vez em 2000, pelo Vasco. Enciumado com supostas regalias de Romário no clube, o Animal alegou que o Baixinho era o "príncipe da corte cruzmaltina", onde o "rei" era Eurico. O artilheiro, então, usou os microfones da imprensa para destilar seu veneno em resposta, após uma vitória:

"Agora a corte está toda feliz. O rei, o príncipe e o bobo".

Apesar de não serem mais amigos, ambos já declararam recentemente que hoje se respeitam.