Topo

Alex é melhor que Neymar. Torcida turca tem certeza disso

Bruno Thadeu

Do UOL, em Istambul (Turquia)

12/11/2014 11h24

O amistoso desta quarta-feira, em Istambul, terá Neymar contra o principal atleta da Turquia, Arda Turan. Mas a estrela mais reverenciada pelos torcedores locais é o meia Alex, atualmente jogando no Coritiba.

Maior ídolo da história do Fenerbahce, Alex ganhou uma estátua no entorno do estádio Sukru Saracoglu, palco de Turquia x Brasil, às 16h30 (horário de Brasília).

"Alex é 10. Número 10. É único. Com a bola no pé, faz coisa que nem Neymar faz", sorriu Tabor Sahan, enquanto aguardava na fila a vez de comprar ingresso para o amistoso desta quarta.

O monumento feito em bronze foi apresentado oficialmente em 2012 e levou dois anos para ser concluído.

A idolatria por Alex é compartilhada por torcedores do Galatasaray, arquirrival do Fenerbahce. É o caso de Mehmet Gokyedik, que levou o filho de seis anos à porta do estádio para tirar fotos da estátua do meia brasileiro.

"O Alex encantava até quem não torce pelo Fenerbahce. O Neymar é muito bom, mas o Alex eu pelo menos vi jogar. Então posso dizer que gosto mais do Alex", disse Mehmet.

Alex atuou por nove temporadas no Fenerbahce, conquistando seis títulos nacionais. Ele deixou o clube em 2012, quando teve seu contrato rescindido após determinação do técnico Aykut Kocaman.

Fãs do clube dizem que o treinador tinha ciúmes de Alex. Isso porque Kocaman tinha feito 188 gols quando foi jogador do time. Alex estava prestes a ultrapassar a marca (tinha 185 gols).

Na despedida de Alex da Turquia, em 2012 centenas de torcedores foram à residência do jogador para cantar e gritar "eu te amo", com direito a fogos de artifícios.