Topo

Da Lupa afirma que não seria capaz de prejudicar a Lusa e se diz caluniado

Manuel da Lupa aguarda o resultado do julgamento da Portuguesa no Pleno do STJD, no fim do ano passado - Daniel Marenco/Folhapress
Manuel da Lupa aguarda o resultado do julgamento da Portuguesa no Pleno do STJD, no fim do ano passado Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 17h08

O ex-presidente da Portuguesa, Manuel da Conceição Ferreira (Manuel da Lupa), afirmou nesta quarta-feira que ele e a sua família estão sendo alvo de "calúnia, injúria e difamação" e que pretende recorrer ao Poder Judiciário para questionar aqueles que o estão acusando sem provas.  "Não seria capaz de prejudicar a Portuguesa, que tanto amo e a quem dediquei quase dez anos da minha vida".

Por meio de uma nota, ele lembrou que o caso da escalação irregular do jogador Héverton --punida com a perda de quatro pontos e o consequente rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro do ano passado-- está sob investigação do Ministério Público e que ele é o maior interessado na apuração da verdade.
 
"Confio na imparcialidade do órgão (Ministério Público) na averiguação dos fatos", disse ele. Da Lupa lembrou que prestou depoimento no inquérito civil instaurado em janeiro de 2014 pela Promotoria de Justiça do Consumidor e que na ocasião colocou à disposição seus sigilos telefônico, bancário e fiscal.
 
O ex-presidente disse ainda, sobre a apuração interna do caso na Portuguesa, que foi "obrigado a recorrer ao Poder Judiciário para a Garantia dos Direitos Constitucionais de contraditório e ampla defesa, prevista no artigo 5º, LV da CF/88, estando o caso em juízo".
 
Convocado diversas vezes para prestar esclarecimentos ao clube, Da Lupa tem alegado problemas de saúde para não comparecer. Ele lembrou que enquanto presidente do clube todos os balanços financeiros foram auditados e aprovados pelo Conselho de Orientação e Fiscalização do clube, assim como pelo Conselho Deliberativo da Portuguesa.
 
Ele se disse "honesto e trabalhador" e que o seu patrimônio foi construído ao longo da sua vida "com muita luta e trabalho". 
 
Também por meio de nota, o Ministério Público informou que o o inquérito civil instaurado em janeiro de 2014 para investigar o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) e as punições aplicadas em razão da escalação dos jogadores Héverton, da Associação Portuguesa de Desportos, e André Santos, do Clube de Regatas Flamengo, na rodada final do Campeonato Brasileiro da Série A de 2013, não tem a Portuguesa como investigada.
 
Segundo o documento, a promotoria identificou possível responsabilidade dos dirigentes da Portuguesa pelos prejuízos causados aos torcedores do Clube, o que está sendo objeto de apuração. "No inquérito civil em questão a Portuguesa figura como uma das vítimas, não havendo até o momento elementos que permitam a conclusão do caso". A nota é assinada pelo promotor Roberto Senise Lisboa, que comanda o inquérito.
 

Veja a íntegra da nota do ex-presidente da Portuguesa:

 
"Em virtude das notícias veiculadas na imprensa sobre o "caso Héverton", temos a esclarecer o seguinte:
 
O caso está sob investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo, 5ª Promotoria do Consumidor, sob responsabilidade do Promotor de Justiça Dr. Roberto Senise Lisboa. Confio na imparcialidade do órgão na averiguação dos fatos, pois sou maior interessado na apuração da verdade.
 
Como Ex-Presidente de Diretoria da Associação Portuguesa de Desportos (meu mandato terminou em 31/12/2013), prestei depoimento no inquérito civil instaurado, onde coloquei à disposição meus sigilos telefônico, bancário, fiscal e tudo mais o que fosse necessário.
 
Quanto à apuração dos fatos pelo Clube, fui obrigado a recorrer ao Poder Judiciário para a Garantia dos Direitos Constitucionais de contraditório e ampla defesa, prevista no artigo 5º, LV da CF/88, estando o caso em juízo.
 
Quero esclarecer que, enquanto Presidente de Diretoria, todas as contas (balanços) foram auditadas e aprovadas pelo COF (conselho de Orientação e Fiscalização e Conselho Deliberativo) e se encontram publicadas no site da Federação Paulista de Futebol, em cumprimento ao que determina a Lei Pelé (com as alterações da Lei 12.395/2011).
 
Infelizmente, eu e minha família estamos sendo alvo de calúnia, injúria e difamação. Vou aguardar o momento oportuno para recorrer ao Poder Judiciário, e essas pessoas que estão me acusando terão que provar em juízo tais alegações. Sou um cidadão honesto e trabalhador. Meu patrimônio foi construído ao longo da minha vida com muita luta e trabalho. Não seria capaz de prejudicar a Portuguesa, que tanto amo e a quem dediquei quase dez anos da minha vida".
 
Manuel da Conceição Ferreira