Topo

Atacante que recusou seleção volta com golaços e México se vinga da Holanda

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 19h26

Nas oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil, a seleção mexicana estava a minutos de finalmente quebrar a marca de parar na segunda fase por cinco Copas seguidas, enquanto batia a Holanda por 1 a 0 até os 42 min. do 2° tempo. A partir daí, porém, sofreu a virada e amargou nova queda. O lance que levou à virada foi um pênalti de Rafa Márquez sobre Robben, contestado até hoje pelos mexicanos. Então, a vitória em Amsterdam, nesta quarta-feira, por 3 a 2, tem gosto de vingança para o México.

O principal responsável pela vitória e vingança desta quarta, porém, não estava em campo no Brasil. Trata-se de Carlos Vela, atacante que não atuava pela seleção desde 2011. E ele voltou em grande estilo: dois golaços. O México, desta vez, segurou a pressão holandesa, e conseguiu um ótimo resultado no início do ciclo da Copa-2018.

Fases do jogo

Desde o começo da partida o México apostou na mesma ideia que teve naquela fatídica oitava de final: atacar desde o começo. E novamente a pressão deu certo, com o gol de Vela logo aos oito minutos (ele não marcava pela equipe desde 2010). A Holanda, porém, só foi "acordar" no jogo já no final da etapa, quando Robben passou a ser mais participativo. Ele de uo melhor chute holandês na etapa inicial, que parou em grande defesa de Ochoa (dono de atuação elogiadíssima na Copa).

Na segunda etapa, porém, o panorama mudou: a Holanda foi quem marcou rápido, com Sneijder, em um chute forte de fora da área (que fez os mexicanos lembrarem de gol parecido do meia na Copa). A Holanda passou a acreditar na virada e foi para cima, mas o México, desta vez não cansou que nem na Copa. Aproveitou os contra-ataques e marcou duas vezes, com Vela e Chicharito. Blind ainda diminuiu, mas os mexicanos, desta vez, não cederam a pressão. Vitória e uma pequena vingança pelo ocorrido na Copa.

O melhor: Carlos Vela
O atacante mexicano de 25 anos não atuava pela seleção de seu país desde março de 2011 - e por opção própria, o que inclusive o deixou de fora da Copa-2014. Ao aceitar retornar para a equipe nacional, mostrou que pode ser imprescindível para o futuro do time. Primeiro, marcou um golaço na etapa inicial, batendo colocado de fora da área. No segundo tempo, recolocou os mexicanos na frente em chute cruzado após lindo domínio na área. Chicharito até fez o 3° gol, mas como sua fase não é das melhores Vela pode se tornar o novo referencial no ataque mexicano.

O pior: Veltman
A atuação da zaga holandesa foi péssima. Dois dos gols mexicanos saíram em lançamentos nas costas dos zagueiros, além de passes errados em saídas da defesa terem fornecido contra-ataques perigosos. Vlaar se contundiu no primeiro tempo, De Vrij jogou a partir da lesão. Então o único a permanecer durante toda a atuação fraca foi Veltman, que acaba levando a "culpa".

Chave do jogo
A visão de jogo dos armadores e laterais mexicanos foi fundamental. Primeiro, Herrera fez ótima jogada pela lateral direita para achar Vela, no gol que abriu o placar. Depois, Corona deu lançamento espetacular para achar Vela no segundo gol. Por fim, Guardado encontrou Chicharito completamente livre no meio da zaga para fechar a vitória.

Para lembrar
Desde o 3° lugar na Copa do Mundo, e a troca de treinador (Guus Hiddink no lugar de Louis Van Gaal), a Holanda vive péssima fase. Essa é a quarta derrota em cinco jogos pós-Mundial: derrotas para Itália, Rep. Tcheca, Islândia e México, e só um triunfo, sofrido, sobre o Cazaquistão.

A Holanda volta a campo no próximo domingo, contra a Letônia, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016. O time tem três pontos e está a seis de Islândia e Rep. Tcheca.