Topo

C. Ronaldo faz um gol por hora e é o mais eficiente do mundo. Veja ranking

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 06h00

O português Cristiano Ronaldo fez o Real Madrid deste início de temporada 2014-2015 ser candidato a virar o melhor da história do clube. Com 23 gols marcados em apenas 17 jogos, hoje ele não é só o artilheiro entre todos os grandes atacantes do planeta, mas também o mais eficiente. É aquele que marca com mais frequência, que melhor aproveita o tempo em campo: balança as redes a cada 62 minutos.Mas há quem dispute a ponta com ele.

O UOL Esporte realizou um levantamento para listar os atacantes mais eficazes do mundo, dentre as principais ligas, da Europa ao Brasil. Sergio Agüero, Neymar e Diego Costa brigam com o astro do Real Madrid.

A pesquisa teve como base números do portal “O Gol” sobre os principais campeonatos europeus, além do futebol brasileiro, e colheu como amostra os dados não só dos melhores, mas dos principais atacantes do planeta.

Para evitar comparações desproporcionais, só foram considerados os jogadores que participaram de pelo menos metade das partidas de seus clubes, como titulares. O período de coleta são as atuais temporadas, que começaram após a Copa do Mundo na Europa e em janeiro no Brasil. A lista completa está no álbum de fotos (veja acima).

Só há quatro atacantes, neste molde, que conseguem ter média de pelo menos um gol por jogo. O líder do ranking, claro, é Cristiano Ronaldo. O segundo mais eficiente é o argentino Sergio Agüero, do Manchester City (ING), que faz um gol a cada 78 minutos em campo. A terceira posição é de Neymar, do Barcelona (ESP), seguido por Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, que joga pelo Chelsea (ING). O sueco Zlatan Ibrahimovic não aparece na lista porque participou de apenas 8 dos 18 jogos do Paris Saint-Germain (FRA) nesta temporada, mas estaria empatado com Neymar. 

A falta notável é do argentino Lionel Messi. O craque do Barcelona, escolhido por quatro vezes o melhor jogador do mundo, não tem jogado como em outras temporadas. Porém, ainda é um dos melhores do planeta. Neste ano, porém, trocou a artilharia por um número elevado de assistências. No ranking dos mais eficientes goleadores, no entanto, caiu.

Messi marca um gol a cada 120 minutos – demora quase o dobro de tempo do rival Cristiano Ronaldo. Além dos quatro líderes do ranking, há outros sete atacantes que marcam com mais frequência nesta temporada, incluindo o brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk (UCR), novo atacante da seleção brasileira.

O primeiro jogador que atua no Brasil a aparecer neste ranking está muito distante de Cristiano Ronaldo, mas nem tanto de Lionel Messi. É o boliviano Marcelo Moreno, do Cruzeiro. Não se compara qualidade dos atletas, nem estilos, nem oponentes. Apenas a frequência com que cada um consegue colocar a bola no gol adversário. O centroavante do atual campeão brasileiro, que está próximo de comemorar o bicampeonato balança as redes a cada 144 minutos. Número quase igual aos de Luis Fabiano, do São Paulo, Hernán Barcos, do Grêmio, Henrique, do Palmeiras (atuou pela Portuguesa no Paulistão).

Além de Neymar e Luiz Adriano, já citados no ranking, e de Luis Fabiano e Fred, que aparecem como líderes no Brasil, há outro brasileiro – que não é um centroavante – que completa o Top 5 dos brasileiros pelo mundo: Anderson Talisca, do Benfica (POR), marca um gol a cada 123 minutos.

Mistério do Bayern de Munique

O Real Madrid tem Cristiano Ronaldo, o Barcelona tem Neymar, o Chelsea tem Diego Costa, o Manchester City tem Agüero, mas o Bayern de Munique (ALE) não tem ninguém. Na briga como o melhor time do mundo, a equipe treinada pelo espanhol Pep Guardiola não possui um artilheiro como os outros grandes clubes da Europa. O melhor jogador do time no ranking é o holandês Arjen Robben, com um gol a cada 117 minutos. Depois, Mario Götze, Thomas Müller e Robert Lewandowski aparecem com números muito inferiores em comparação com jogadores do mesmo nível, algo que pode ser explicado, em parte, pelo rodízio de Guardiola. Os números do trio estão próximos aos dos principais artilheiros brasileiros.

Problema do Manchester United, drama do Liverpool

Agüero e Diego Costa brigam pela artilharia na Inglaterra, assim como Manchester City e Chelsea brigam pela ponta da classificação no campeonato nacional. O Arsenal ainda tem o chileno Alexis Sanchez, ex-Barça. Quem não tem artilheiro, no entanto, sofre. O Manchester United é 7º colocado atualmente no Campeonato Inglês, tem goleadores de sobra, mas não consegue engrenar sob o comando do técnico holandês Louis Van Gaal. Naturalmente, isso se reflete no rendimento dos atacantes: Wayne Rooney e Robin Van Persie marcam gols, nessa temporada, com a mesma frequência com que Leandro Damião marca desde que chegou ao Santos, por exemplo.  No Liverpool (11º), que perdeu o uruguaio Luis Suárez para o Barcelona e o inglês Daniel Sturridge por lesão, a solução foi o italiano Mario Balotelli. O resultado, porém, só não consegue ser pior que o do espanhol Fernando Torres, no Milan (ITA).

Quando o reserva supera os titulares

Os números do elenco do São Paulo demonstram que um jogador que passou os últimos tempos no banco consegue ter números superiores aos dos que foram titulares da equipe no período recente. É a comparação entre Luis Fabiano, Alexandre Pato e Alan Kardec – este último contabiliza os meses em que ainda jogava pelo Palmeiras, no início do ano. A marca do camisa 9 supera a dupla que chegou ao clube em 2014 de forma significativa.

As opções de Dunga

Entre os sete atacantes convocados por Dunga à seleção brasileira desde o fim da Copa do Mundo de 2014, Hulk nem chegou a jogar, mas é o melhor depois de Neymar, Luiz Adriano e Talisca, já citados. Roberto Firmino, Ricardo Goulart e Diego Tardelli.