Topo

Gibraltar melhor que o Brasil? Pior time da Europa leva 'só' 4 da Alemanha

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 19h34

Gibraltar é um pequeno território britânico localizado no extremo sul da Espanha. Nem de país é possível chamá-lo oficialmente no mundo do futebol, já que a Fifa ainda não aceitou sua filiação. Mas a Uefa, que manda no futebol europeu, já o fez. E isso deu a chance a Gibraltar de encarar a Alemanha, atual campeã mundial, nesta sexta-feira, pelo Grupo D das eliminatórias da Euro. E o pior time da Europa fez bonito, se comparado com o Brasil na semifinal da Copa do Mundo: mesmo jogando fora de casa, levou "apenas" 4 a 0 dos alemães, que golearam a seleção brasileira por 7 a 1 na Copa, em pleno Mineirão.

Foi apenas o quarto jogo oficial na história de Gibraltar (todos pelas atuais eliminatórias) e a quarta derrota. Mas, sem dúvida, a que mais deu orgulho aos gibraltinos: antes, haviam perdido de 7 a 0 para Polônia e Irlanda, e por 3 a 0 para a Geórgia. Em pouco menos de um ano de vida como seleção da Uefa, o time tem uma vitória, de 1 a 0 sobre Malta. Levar apenas quatro gols da tetracampeã do mundo, portanto, foi motivo de festa.

Fases do jogo
Gibraltar pode ter dado, indiretamente, uma aula de como o Brasil deveria ter jogado naquela fatídica semifinal de Copa no Mineirão. Desde o começo da partida em Nuremberg os gibraltinos jogaram com uma linha de seis zagueiros na linha da área, uma nova linha de três logo à frente e apenas um homem de "ataque": Casciaro, que ficava exatamente na intermediária. Assim, o time passou do meio de campo pela primeira vez apenas aos oito minutos, quando tinha 18% de posse de bola (acabou com 25%).

Mais do que isso: só levou um gol aos 11 minutos, dois minutos a mais do que o Brasil demorou para sofrer na Copa. O sistema defensivo também impediu que um "apagão", como disse Luiz Felipe Scolari, ocorresse: o segundo gol (também de Müller) só saiu aos 28 min. (o Brasil levou aos 22 min.) e o terceiro aos 37 min. Ou seja: no primeiro tempo, levou menos do que o Brasil, que foi para o intervalo com 5 a 0 contra.

Na segunda etapa, mais glória para os gibraltinos. Apesar dos incríveis 36 chutes a gol da Alemanha (contra três de Gibraltar), só mais um gol saiu, e contra, de Santos, aos 21 minutos. Gibraltar ainda quase fez história: seu primeiro gol em jogos oficiais quase foi marcado por Walker, de cobertura, em um chutaço da ponta esquerda que pegou Neuer de surpresa - o goleiro alemão estava jogando bem adiantado, como quase sempre faz.

O árbitro apitou o final do jogo em 4 a 0. Para a Alemanha, apenas mais uma vitória em sua história de tetracampeã. Para Gibraltar, porém, motivo de comemoração. Antes da partida, o goleiro reserva Perez havia declarado que se conseguissem levar menos de sete, poderiam dizer que são melhores do que o Brasil. Não são. Mas nada os impede de dizer.

O melhor: Thomas Müller
O atacante marcou dois gols e foi o que mais levou o jogo a sério, sempre buscando bom posicionamento na área (teve outras chances, defendidas pelo goleiro Robba). Curiosidade: assim como contra o Brasil na Copa, foi ele que abriu o placar. Desta vez, porém, demorou dois minutos a mais: Gibraltar só foi vazada aos 11 minutos; o Brasil foi aos nove.

O pior: Santos
Ninguém de Gibraltar merece ser taxado como o "pior" em um jogo no qual todos se esforçaram ao máximo para evitar passar vergonha - e conseguiram. Só que Santos, que entrou na segunda etapa, foi o culpado pela goleada ter sido um pouco maior: fez contra aos 21 minutos, desviando para dentro cruzamento rasteiro de Podolski.

Para lembrar
Gibraltar tem menos de 30 mil habitantes. O Brasil tem, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1127 cidades com mais habitantes, de acordo com o censo de 2010.

Gibraltar escapou também de levar a maior goleada da história da Alemanha, e por muito: em 1912, os alemães ganharam de 16 a 0 da Rússia. Mais recentemente, em 2006, fizeram 13 a 0 em San Marino.

Em seu time titular, Gibraltar só tem dois jogadores profissionais: Walker, o homem que quase encobriu Neuer, que atua pelo Bnei Yehuda, de Israel, e o lateral-direito Wiseman, do Preston North End-ING. De resto, os jogadores são, na verdade, policiais, bombeiros, donos de loja e até agentes de empresas de navegação.

A Alemanha finalmente empata com Irlanda e Escócia na briga por uma vaga na Euro-2016 no Grupo D. A Polônia lidera a chave, com 10, após derrotar a Geóriga nesta sexta, por 4 a 0. Alemães, irlandeses e escoceses têm 7 pontos (a Escócia derrotou a Irlanda por 1 a 0 também nesta sexta). A Irlanda tem saldo de sete gols, contra três da Alemanha e um da Escócia. O drama alemão, portanto, segue.