Topo

Miranda e Filipe Luis viram Copa na TV. Agora são insubstituíveis com Dunga

Filipe Luís em ação com Messi. Lateral jogou os 90 min de todos os jogos pós-Copa - HEULER ANDREY/Mowa Press
Filipe Luís em ação com Messi. Lateral jogou os 90 min de todos os jogos pós-Copa Imagem: HEULER ANDREY/Mowa Press

Bruno Thadeu

Do UOL, em Viena (Áustria)

14/11/2014 06h00

Miranda e Filipe Luís estavam no grupo da seleção até os últimos passos rumo à Copa do Mundo. Mas no anúncio dos 23 convocados por Felipão, a dupla não foi lembrada e teve de assistir ao Mundial pela televisão. Quatro meses se passaram, e ambos largaram o papel de figurantes para se tornarem absolutos no time de Dunga.

Os dois atletas são os únicos que jogaram os 90min, mais acréscimos, dos cinco jogos da seleção neste novo comando de Dunga.

Neymar só não figura entre os que participaram de todos os minutos da fase pós-Mundial porque foi substituído aos 50 min do 2º tempo contra a Argentina.

Miranda e Felipe Luís assumiram vagas de dois então intocáveis na seleção: Thiago Silva e Marcelo.

O ex-capitão da seleção se lesionou no início da era Dunga. Quando voltou a jogar, viu Miranda se firmar na posição. Já Marcelo foi chamado de última hora para o elenco que excursionou para os Estados Unidos nos amistosos contra Colômbia e Equador.

“O Miranda e o Filipe Luis não estiveram na Copa. Eles adquiriram maturidade. Esperaram suas oportunidades. Não reclamaram. Trabalharam naturalmente até alcançarem seus espaços na seleção”, elogiou Dunga.

Os números sustentam a preferência de Dunga pela atual dupla defensiva. O Brasil venceu os cinco amistosos pós-Copa e não sofreu nenhum gol. O time nacional marcou 12 vezes, duas por goleada (4 a 0 contra Japão e Turquia).

“Eu converso com o Thiago Silva numa boa. Não tem qualquer rivalidade entre nós. A concorrência quando é sadia só ajuda a melhorar o desempenho de cada um”, diz Miranda.