Topo

Welbeck dá vitória para Inglaterra em jogo especial para Wayne Rooney

Do UOL, em São Paulo

15/11/2014 16h48

Wayne Rooney foi festejado, celebrou uma marca importante e até marcou seu gol, mas o protagonista da Inglaterra neste sábado foi Danny Welbeck. Com dois gols, o atacante do Arsenal garantiu a vitória da sua seleção por 3 a 1 sobre a Eslovênia e roubou a cena do ex-colega de Manchester United, que fez o centésimo jogo representando seu país.

A vitória deixa a Inglaterra ainda mais líder do grupo E das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, que será disputada na França. Agora a equipe tem 12 pontos, contra seis de Eslovênia e Lituânia – Suíça, Estônia e San Marino completam a chave, que classifica os dois primeiros de forma direta e o terceiro para a repescagem.

A vitória, porém, veio com algum sofrimento, já que foi a Eslovênia que saiu na frente, com gol contra de Henderson. Rooney não merecia esse tropeço, não em um dia tão especial. Antes do jogo, ele entrou no gramado com os filhos e recebeu uma homenagem especial pelos cem jogos, marca que só nove jogadores conseguiram atingir pela Inglaterra.

Fases do jogo:
Inglaterra e Eslovênia fizeram o duelo que se espera de uma seleção de ponta e uma de menor porte, ambas sem inspiração. Depois de um primeiro tempo sonolento, em que o ataque dos donos da casa não conseguiu superar a defesa dos visitantes, Henderson abriu a contagem com um gol contra tolo.

O lance agitou os dois times e forçou a Inglaterra a ir com tudo para o ataque. Deu certo. Rooney, de pênalti, e Welbeck, com dois gols de oportunismo, construíram a reação e garantiram a vitória da equipe.

O melhor: Welbeck. Rooney tentou mais e foi fundamental no lance do pênalti que empatou o jogo, mas foi o atacante do Arsenal e seu oportunismo que decidiram o confronto. Com categoria, ele foi às redes duas vezes e roubou a cena.

O pior: Henderson. O gol contra do volante do Liverpool foi mais do que uma obra do acaso. No primeiro pau, o toque de cabeça do jogador é uma tentativa arriscada demais de cortar o cruzamento. Não por acaso deu errado e fez toda a diferença na partida.

Chave do jogo: O gol contra. Depois de um primeiro tempo modorrento e marcado pelo sucesso do bloqueio esloveno à Inglaterra, o toque infeliz de Henderson para o próprio gol baixou a guarda dos dois lados.

Toque dos técnicos: A vantagem da Eslovênia durou apenas um mísero minuto. O pouco tempo impediu que o time do Leste Europeu acertasse sua defesa depois de abrir vantagem com o gol contra. Com o 1 a 0, seria de se esperar uma retranca ainda maior. Com o empate rápido, restou à equipe manter o esquema padrão.

Para lembrar:
Longevo:
Rooney é o nono jogador que mais vezes vestiu a camisa da Inglaterra. Aos 29 anos, porém, ele tem tudo para quebrar o recorde, já que está a apenas 25 jogos de líder do ranking, o goleiro Peter Shilton, que defendeu a seleção por duas décadas.

Gramado sofrível: Nas últimas semanas o tradicional estádio Wembley serviu de palco para partidas de futebol americano que danificaram o solo sagrado. Na transmissão pela TV, por exemplo, ainda era possível ver as sombras das marcas de jardas, tradicionais do esporte ianque.

Boa fase: Depois do desastre na Copa do Mundo, a Inglaterra não tropeçou mais. Foram cinco vitórias seguidas, mas todas contra adversários mais frágeis: Noruega (1 a 0), Suíça (2 a 0), San Marino (5 a 0), Estônia (1 a 0) e Eslovênia (3 a 1).