Topo

Holanda goleia Letônia em casa e diminui sua crise pós-Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 16h49

Irreconhecível desde a Copa do Mundo, a seleção holandesa finalmente conseguiu respirar em sua crise. Pressionada pelos maus resultados recentes, a equipe de Robben e companhia fez o que se esperava dela, bateu a Letônia por 6 a 0 em Amsterdã e interrompeu sua série negativa.

Foi só a segunda vitória da Holanda desde a Copa. Depois do grande desempenho no Mundial, em que foi eliminada na semifinal, nos pênaltis, a seleção laranja jogou cinco vezes e perdeu quatro. Foi derrotada por Itália, República Tcheca, Islândia e México e só bateu o Cazaquistão.

É muito pouco para um time tão estrelado. A pressão foi tanta que o técnico Guus Hiddink, que assumiu logo depois da Copa, já colocou seu cargo em xeque. Depois de perder um amistoso contra o México na semana passada, ele chegou a dizer que deixaria o cargo em caso de nova derrota.

O rompimento pode ser adiado, mas a Holanda ainda está em alerta. A vitória deixa a seleção com seis pontos no Grupo A das Eliminatórias da Euro 2016, na modesta terceira colocação, atrás de Islândia e República Tcheca, que ainda jogam neste domingo. Como só dois times se classificam diretamente, a seleção laranja precisa reagir rápido para não ter de ir para a repescagem.

Fases do jogo:
A Holanda contou com suas principais estrelas inspirados. Van Persei e Huntelaar foram matadores, Sneijder deu belos passes e Robben foi perigoso o tempo inteiro. No primeiro tempo, o time atropelou, fazendo 3 a 0 facilmente, com gols de Van Persie, Robben e Huntelaar.

A Letônia não esboçou reação. Pelo contrário, parecia pronta para perder demais, com a marcação frouxa e quase nenhum ataque. A Holanda, totalmente dominante no jogo, aproveitou para dobrar o placar, com Bruma, Robben e Huntelaar. 

O melhor: Robben. Uma assistência e dois gols. O melhor jogador holandês da atualidade chamou a responsabilidade, comandou as ações e foi decisivo para a vitória fácil da sua seleção.

O pior: Toda a Letônia. A seleção mostrou toda sua fragilidade desde o comecinho do jogo. Atacou pouco e se defendeu mal. Para piorar, ainda deu o azar de pegar a Holanda em um dia especialmente inspirado.

Chave do jogo: O gol marcado logo aos seis minutos do primeiro tempo facilitou demais as coisas para a Holanda. A vantagem tirou responsabilidade do time da casa e desarmou qualquer possível retranca da Letônia.

Toque dos técnicos: Guus Hiddink resolveu testar um esquema com dois centroavantes e o quarteto completo em campo: Sneijder, Robben, Van Persie e Huntelaar começaram jogando. É difícil dizer se foi por isso que a Holanda voltou a vencer, mas a formação super ofensiva pode ser um caminho.

Para lembrar
Dois 9’s: É curioso pensar que no futebol moderno, onde se questiona a necessidade de um centroavante de ofício a ponto de se popularizar a expressão “falso 9”, a Holanda possa jogar com dois jogadores dessa posição. Van Persie e Huntelaar estão longe do protótipo “grandalhão ruim de bola”, mas ainda assim são centroavantes à moda antiga, e neste domingo dividiram espaço muito bem.

Outros jogos: Além de Holanda x Letônia, outros três jogos movimentaram a primeira parte da rodada deste domingo. No mais esperado deles, Bélgica e País de Gales decepcionaram em um 0 a 0. Nos demais, o Chipre venceu Andorra por 5 a 0 e a Noruega bateu o Azerbaijão por 1 a 0.