Topo

Após conversa com T. Silva, Dunga diz que ninguém é dono de nada na seleção

Bruno Thadeu

Do UOL, em Viena (Áustria)

17/11/2014 14h35

O técnico Dunga falou sobre a polêmica envolvendo Thiago Silva - que afirmou ter ficado incomodado por perder a faixa de capitão na seleção brasileira para Neymar -, disse que conversou com o zagueiro e que ele tem direito de dar sua opinião. Dunga, no entanto, ressaltou que “ninguém é dono de nada” na seleção brasileira.

O treinador concedeu entrevista nesta segunda-feira (17) em Viena, onde o Brasil se prepara para enfrentar a Áustria em amistoso nesta terça.

“Cada um tem direito de expressão, vivemos numa democracia. Trabalho com profissionais, homens, e os respeito dessa forma. Cada um tem direito de colocar sua opinião e assumir aquilo que fala”, disse o técnico.

“Na seleção ninguém perde nada, ninguém é dono de nada. Seleção é da seleção. Estamos trabalhando para aflorar novos líderes, não tem um só líder. A decisão é do treinador. Quando cheguei, o presidente e o [Marco Polo] Del Nero falaram que eu teria começar do zero, e não tinha o capitão, o camisa 9, o 5, o goleiro. E eu tive que colocar do zero”, continuou.

Ele disse respeitar Thiago Silva, mas lembrou que a seleção possui uma hierarquia. “Respeito e muito o profissional, mas a minha forma de trabalhar é essa. Acreditamos muito em hierarquia, regra para bom convívio de grupos. Acreditamos muito em trabalho de equipe e na organização”, analisou.

Mais cedo, Thiago Silva disse ter sido mal interpretado e revelou ter conversado com Dunga. Ele continuará como reserva da equipe, já que o treinador confirmou o mesmo time que começou o amistoso contra a Turquia, na semana passada.

Já o treinador afirmou que a conversa com zagueiro tratou de “coisas internas”. “Ele deve ter expressado a vocês que nos procurou. São coisas internas, já passou. Temos que pensar na seleção e dar continuidade. Ele já tinha trabalhado [com Dunga] anteriormente, já sabe a forma como trabalho.” Dunga também declarou que o ambiente na seleção está “tranquilo”.

Capitão do Brasil na Copa-2014, Thiago Silva havia sido chamado para as primeiras convocações de Dunga, mas uma lesão o impediu de defender o time. Miranda assumiu o posto, agradou e permaneceu como titular após o retorno do jogador do PSG.

Em cinco amistosos após a volta de Dunga, a defesa da seleção não sofreu nenhum gol. O Brasil ganhou os cinco jogos, com 12 gols marcados