Topo

Enderson apoia diretoria do Santos a negociar Gabigol

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/11/2014 18h05

O técnico Enderson Moreira falou do possível interesse de clubes do exterior no atacante Gabriel Barbosa, artilheiro do Santos na temporada, com 21 gols. O treinador apoia a diretoria santista a negociar o atleta caso exista alguma proposta do exterior. Enderson, inclusive, ressaltou que a saída do atacante seria uma boa alternativa para minimiza a crise financeira do clube.

“O Santos tem dificuldades financeiras, precisa buscar alternativas. Não pode se dar ao luxo de manter um jogador quando ele tem boas propostas de fora. Tem de fazer o planejamento, se há alternativas. Ele tem coisas boas e coisas que precisam se agregadas. É importante ter a mente aberta. Não se pode jogar toda a responsabilidade no menino de 18 anos. Se houver negociação, ele pode crescer muito nesse eventual time. Gostamos de contar com um jogador dessa qualidade, mas não podemos lamentar a saída de jogadores como esses”, afirmou Enderson.

Segundo o Blog do Perrone, o agente Wagner Ribeiro almoçou com representante do Wolfsburg na última sexta-feira. No cardápio, estava o interesse do clube alemão no artilheiro santista.

A conversa está só no começo, por isso o Santos ainda não recebeu proposta oficial dos alemães. A multa rescisória de Gabriel é de 50 milhões de euros, mas, por enquanto, a quantia debatida é de aproximadamente 12 milhões de euros.

Em crise financeira, como praticamente todos os times brasileiros, o Santos precisa negociar atletas, embora a diretoria nunca tenha falado sobre vender Gabriel. O clube alvinegro detém 60% dos direitos da revelação. A fatia restante pertence ao atacante.

Em maio deste ano, o UOL Esporte revelou que alguns empresários ligados a clubes da Alemanha estavam no Brasil monitorando a revelação santista. Os alemães estão encantados com Gabriel por causa da facilidade do jogador me marcar em gols. Outro fator positivo de Gabigo que agradou os "olheiros" da Alemanha é a versatilidade do jogador, que nesta temporada, já atuou em todas as posições do setor ofensivo do Santos.

Caso o clube paulista receba uma proposta pelo atleta, terá que repassar ao Barcelona, da Espanha, que possui preferência de compra por causa de um convênio assinado na transferência de Neymar ao Barça na temporada passada.

Desta forma, os alemães ou qualquer outro interessado só poderá contratar Gabriel se o clube catalão não cobrir a proposta. Além disso, o Santos precisará da aprovação do Conselho Deliberativo para sacramentar o negócio, pois o estatuto do clube não permite compra ou venda de jogadores no período das eleições do Santos. No próximo dia 6, o clube conhecerá seu novo presidente.