Topo

Cristiano Ronaldo x Messi tem novo capítulo hoje. Mas quem é o freguês?

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 06h00

Às 17h45 (de Brasília) desta terça (18), no Old Tratford, casa do Manchester United, Argentina e Portugal se enfrentam em um amistoso. Como não poderia deixar de ser, os holofotes estão em cima de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Os números mostram que, nos confrontos diretos, o argentino costuma levar a melhor, mas o português vive um melhor momento na temporada, e pode dar o troco.

Os dois craques dividem os prêmios de melhor jogador do mundo desde 2008. Atuam na Espanha, e, por isso, já se enfrentaram diversas vezes. São 26 confrontos no total, com vantagem para Messi: o argentino venceu 12 vezes, empatou sete e perdeu outras sete. Marcou 17 gols, contra 15 do português.

Por suas seleções, se enfrentaram somente uma vez, em 2011, em um amistoso. Cristiano Ronaldo marcou um gol, e a partida por pouco não terminou empatada: aos 45 minutos do segundo tempo, Messi, de pênalti, deu à vitória para a Argentina, por 2 a 1.

Apesar da “freguesia”, o português vive um melhor momento em 2014: depois de ganhar a Bola de Ouro no ano passado, começou a temporada 2014/15 em grande estilo: 23 gols em 17 jogos, uma absurda média de um gol a cada 62 minutos em campo.

Em levantamento feito na última semana, o UOL Esporte mostrou que Cristiano é, atualmente, o atacante mais eficiente do mundo. Messi, nesta temporada, está bem atrás: marcou 11 vezes em 15 partidas – um gol a cada 120 minutos – e está apenas na 12ª colocação no futebol mundial em termos de gols/minutos.

Confronto desigual

Argentina e Portugal se enfrentaram apenas sete vezes na história – incluindo o amistoso de 2011, único confronto com a presença de Messi e Cristiano Ronaldo. A seleção sul-americana leva uma ampla vantagem – maior do a que de seu craque nos confrontos individuais.

São sete confrontos, com cinco vitórias da Celeste, dois empates e apenas uma vitória para os portugueses. São 13 gols para a Argentina, contra seis de Portugal.

Trajetórias parecidas

Defendendo suas seleções, os dois jogadores tem números parecidos: o português atuou 117 vezes, marcando 52 gols – média de 0,44 por jogo; o argentino marcou 45 vezes em 96 partidas – 0,57 gol/jogo.

Messi tem um aproveitamento de 67% com a camisa da seleção; a maior conquista pela equipe principal foi a chegada à final da Copa do Mundo neste ano, no Brasil. Cristiano, por sua vez, tem aproveitamento de 66% por Portugal – chegou à final da Euro 2004, jogando em casa, e à quarta colocação na Copa de 2010.