Topo

Ele era o "novo Neymar". Agora, está escondido no Cruzeiro. Cadê Neilton?

Atacante Neilton (de vermelho) foi pouco aproveitado pelo técnico Marcelo Oliveira - Washington Alves/Light Press
Atacante Neilton (de vermelho) foi pouco aproveitado pelo técnico Marcelo Oliveira Imagem: Washington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/11/2014 06h05

Neilton iniciou a carreira no Santos e, devido ao estilo de jogo e à aparência, foi muitas vezes comparado a Neymar, craque do Barcelona e da seleção brasileira. A carreira do atacante, no entanto, seguiu uma trilha diferente. Contratado pelo Cruzeiro, atual campeão brasileiro, foi pouco utilizado e caiu no ostracismo.

Sumido dos holofotes, Neilton, que recebe aproximadamente R$ 100 mil, espera voltar a chamar a atenção em 2015 e planeja uma temporada mais presente em campo, conforme projeta seu representante, Hamilton Bernard, e a própria diretoria celeste.

Na Toca da Raposa II desde junho deste ano, a promessa do futebol brasileiro esteve em campo em três oportunidades, sendo apenas uma na condição de titular. Ele ainda foi relacionado para outras oito partidas, mas não deixou o banco de reservas.

A ausência de chances para o camisa 35 é um fato programado por cúpula, comissão técnica e estafe do jogador. “Ele está sendo preparado para 2015, isso foi conversado antes de acertarmos o contrato. O time do Cruzeiro é muito forte e a gente faz um planejamento para o próximo ano. É normal que ele esteja de fora por agora, tem apenas 20 anos”, disse Hamilton Bernard ao UOL Esporte.

Embora a cúpula cruzeirense já tenha se pronunciado sobre o assunto anteriormente, o gerente de futebol, Valdir Barbosa, evita comentar o caso por conta do momento vivido pelo time na temporada, líder do Brasileirão e finalista da Copa do Brasil.

“Não é o momento ideal para falarmos sobre a situação dos jogadores no plantel. Nós optamos por focar os jogos contra Grêmio, Goiás e Atlético-MG. São partidas importantes e temos que pensar somente nisso. Não é hora de comentar o nosso planejamento para 2015, porque ainda falta muito tempo para o início do ano”, afirmou ao UOL Esporte.

A preparação feita pelo Cruzeiro não leva em conta somente a qualidade do plantel gerido por Marcelo Oliveira, mas também a contusão sofrida por Neilton no início do ano. Ele enfrentou uma lesão no tornozelo direito durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, no duelo entre Santos, seu ex-clube, e Atlético-MG e realizou o processo de tratamento em Belo Horizonte. 

“Ele chegou ao Cruzeiro com um problema no tornozelo direito. Ele não teve tempo para fazer a recuperação no Santos e acabou passando por este processo na Toca da Raposa. Então, temos que levar isso em consideração também. O jogador teve que se recuperar de uma lesão e fazer um trabalho de recondicionamento físico”, comentou o empresário do atleta.

Apesar de não aparecer nos planos de Marcelo Oliveira para a atual temporada, o atleta está totalmente adaptado ao novo clube. Depois de defender o Santos por sete anos, o atacante teve que passar por um processo de mudança e contou com o apoio da família e da namorada Juliana Paulesini.

“Ele foi para Belo Horizonte com os familiares e a namorada. Eu fiz questão que eles o acompanhassem neste momento da carreira. É importante ter a família ao seu lado em um processo de mudança, faz a diferença para o atleta, sobretudo para o Neilton que é muito jovem”, ressaltou o agente do jogador.

A adaptação não contou somente com a participação da namorada e dos parentes. O jovem, de 20 anos, reside no mesmo condomínio que os companheiros de time Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, no bairro Paquetá, na região da Pampulha.

“Ele (Neilton) mora no mesmo condomínio que o Ricardo Goulart e o Everton (Ribeiro). É uma casa bacana, com piscina e churrasqueiro. Ele gosta muito de fazer churrasco para os amigos e sair para jantar. Ele é bem caseiro, prefere receber os amigos para uma reunião ou outra e ficar com a família e a namorada”, contou Hamilton Bernard.