Topo

Delegado vê riscos para Edinho e procura prisão livre de facção criminosa

Preso no Litoral paulista, Edinho é levado para fazer exame de corpo de delito - Samir Carvalho/UOL
Preso no Litoral paulista, Edinho é levado para fazer exame de corpo de delito Imagem: Samir Carvalho/UOL

Do UOL, na Praia Grande (SP)

19/11/2014 12h13

Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, segue detido no Litoral paulista. O ex-goleiro do Santos foi transferido nesta quarta-feira (19) do município de Praia Grande para Santos, onde aguardará por uma vaga em uma penitenciária estadual para o cumprimento da pena de 33 anos e quatro meses de prisão por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

“Na verdade ele não pode ser posto na mesma cadeia onde exista [membros de] uma facção criminosa em que ele não é aceito. Deve ser transferido para uma penitenciaria que não tenha essa facção criminosa”, disse o delegado Alexandre Comin, responsável pela delegacia sede do município de Praia Grande.

UOL Esporte já havia apurado - antes de falar com o delegado - que a facção em questão seria o Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo pelo qual Edinho cometeu os crimes, segundo a Justiça, é rival dessa facção citada pelo delegado. 

Edinho foi levado nesta quarta para realizar exames de corpo de delito antes de ser encaminhado para o 5º DP de Santos. Durante o período detido em Praia Grande, o ex-jogador negou a amigos e policiais qualquer participação no crime pelo qual foi julgado e condenado.

“Ele está tranquilo, não está entendendo o motivo e nega veementemente participação no crime de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas”, disse Comin. “Ele saiu para fazer exames de corpo delito e será encaminhado para o 5º DP de Santos. Ele segue aguardando uma vaga numa penitenciária do Estado para o cumprimento da pena”.

Prisão

O ex-goleiro Edinho, filho de Pelé e atual auxiliar-técnico do Santos, foi detido na tarde desta terça-feira no Fórum de Praia Grande. Condenado a 33 anos e quatro meses em um processo de lavagem de dinheiro no primeiro semestre, o filho do Rei foi ao local voluntariamente – cumprindo ordem de visita mensal para explicar suas atividades.

A condenação aconteceu em maio, por acusações de lavagem de dinheiro proveniente de tráfico de drogas. Junto com ele, foram condenados mais quatro réus.

Edinho recorreu e aguardava em liberdade o julgamento de seu recurso, mas perdeu na segunda instância. Isso tornou a condenação definitiva. Ao comparecer no Fórum acompanhado de um advogado, foi informado de que um mandado de prisão havia sido expedido. Edinho teria ido ao Fórum de Praia Grande cumprir uma medida cautelar. Por conta dela, o ex-atleta comparecia mensalmente ao local para dar explicar a sua rotina.

O ex-jogador já havia sido preso em julho deste ano, por não apresentar seu passaporte à Justiça. Na ocasião, ficou na cadeia por uma semana, mas foi liberado para aguardar em liberdade seu julgamento.

A decisão da prisão foi dada pela juíza  Suzana Pereira da Silva. De acordo com nota emitida pelo Tribunal de Justiça, "foi decretada a prisão do referido réu, uma vez que não foram aceitos os embargos de declaração". Como não foi concedido o direito de apelar em liberdade, foi expedido o mandado de prisão.