Topo

Multa de R$ 194 mi, afirmação, seleção. Nada disso mudou promessa do Grêmio

Luan mantém a mesma postura independente de nova fase no Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luan mantém a mesma postura independente de nova fase no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/11/2014 06h00

Quem vê hoje o atacante Luan, do Grêmio, não consegue encontrar diferença com o menino que nesta mesma época do ano passado buscava apenas uma oportunidade no principal. Após um ano entre os atletas profissionais do time gaúcho, uma das principais promessas dos últimos tempos no clube segue exatamente o mesmo. Fica com os amigos, ouve funk, treina, joga, sem sequer querer saber de cifras, valores, multas, contratos. Nada. Luan só quer jogar futebol. 

Os 60 milhões de euros (R$ 194,2 milhões) que constam em sua multa rescisória em nada alteraram a condição do jovem. "Sou assim, é meu mesmo, cada um tem seu jeito", fala no tom baixo que é costumeiro. 
 
Luan tem aquela coisa que acompanha muitos grandes jogadores. Ao seu redor pode estar uma final de Copa do Mundo, um pênalti decisivo, uma briga, ou simplesmente um campinho de pelada 'careca' de grama. O semblante será o mesmo. Ele é alheio ao que ocorre com os outros. Se sente feliz apenas com a bola.
 
A valorização natural mudou a vida. A meta não é mas subir ao profissional, mas manter o bom momento. E a pressão é aguardada com a mesma tranquilidade com que ele encara a vida. "Não penso em nada disso", diz. 
 
Em um bate-papo com a mesma velocidade que passa por zagueiros e com simplicidade igual a que trata seu dia a dia, ele revelou seus projetos à reportagem do UOL Esporte. 
 
O que mudou neste ano como profissional do Grêmio, seja na vida ou dentro de campo? 
Na minha vida mudou tudo. Eu estava na base e o objetivo era chegar ao profissional. Agora consegui subir, estou bem e jogando. 
 
Como foi isso na rotina de vida? Você segue fazendo o mesmo que faz antes? 
Para mim, independente de qualquer coisa, não muda nada. Sigo fazendo as mesmas coisas que eu fazia antes. 
 
Quais são? Como é o Luan longe do campo? 
Tenho amigos meus de São Paulo que ficam lá em casa. Procuramos fazer algumas coisas juntos. Ouvimos funk, gosto bastante de funk. Mas somos tranquilos, ficamos mais em casa. Essas coisas. 
 
Qual a sua rotina? 
Eu saio para treinar, volto para casa. Terminei os estudos porque comecei tarde no futebol, deu tempo. Então faço mais isso. 
 
O quanto evoluiu como jogador ? 
Como eu jogava salão [Luan jogou futsal até os 18 anos], quando cheguei não tinha muita experiência no campo, tive pouca base. O Lapidar [projeto da base do Grêmio que dá treinos específicos aos jogadores] foi muito importante. Nos fundamentos, posicionamento. Agora estou melhor, eu acho. 
 
O que mais te faltava? 
Posicionamento. Alguns fundamentos também que aprimorei.
 
Você é um jogador que não se envolve muito em confusão, seja com adversário ou juiz. É teu jeito mesmo? Personalidade em campo?
Sou tranquilo. Mas se precisar estou junto com meus parceiros. Depende muito do momento. 
 
Sem comparações, mas é uma característica do Messi, por exemplo...
É meu comportamento. Dentro de campo cada um tem uma reação, ficar bravo, não achar justo, na hora do jogo tem o clima. É de cada um. 
 
Como foi o gol no Gre-Nal. É um momento que marca a temporada... Como você se sentiu naquele momento? 
Eu vi a jogada e acreditei no Dudu. Fui para área e acreditei. Pude receber a bola e fazer o gol. Foi muito importante não só para mim mas para o Grêmio e tudo que buscamos para o campeonato. 
 
Você concorda que estás em evolução e isso pode gerar mais pressão no ano que vem? 
Estou desde que subi para o profissional. Fico feliz com a evolução. Depois do Gre-Nal, ainda mais. Foi um passo importante. Todo mundo que veste a camisa do Grêmio tem uma pressão natural e precisa estar pronto para isso. 
 
Onde o Luan pode chegar? 
Eu sei da minha capacidade. Sei que posso chegar muito longe.
 
Europa...
Todo jogador sonha com isso. Eu pocuro não pensar. Sei que posso chegar um dia, mas penso só no Grêmio e no dia de hoje. 
 
Na seleção você já chegou. Esteve na Sub-21 algumas vezes. Como foi a recepção? 
Foi uma surpresa. Há um ano eu estava na base. Depois subi para o Grêmio e fui para seleção. Procurei dar meu máximo como dou no Grêmio e espero ser lembrado sempre. 
 
Você sabe quanto vale, multa, valores...
Não me preocupo em saber. 
 
Atrapalha saber isso? 
Não sei porque eu não penso. Nem sei como é. 
 
Você segue com a mesma mentalidade e humildade mesmo tendo mudado de condição no clube...
Acho que é assim. Tenho a mesma humildade do Sub-20 querendo subir para o profissional. Não vou mudar nunca, todos sabem que serei sempre a mesma pessoa.