Topo

Ronaldinho anda com dois 'sombras' e tem lenda a seu favor no México

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 06h00

Ronaldinho não é mais novidade no México, mas ainda é Ronaldinho. Conhecido mundialmente, o meia e seu atual time, o Querétaro, têm uma preocupação em comum: sua segurança. Não à toa, a polícia mexicana, seguranças particulares e dois guarda-costas exclusivos estão atentos aos passos do brasileiro e o têm sempre sob vigilância.

Na teoria, o que ameniza o cenário é o perfil de Querétaro, município de 800 mil habitantes formado por várias localidades. Querétaro é considerada uma das cidades mais seguras do México. A lenda na região diz que isso se deve ao fato de familiares de traficantes de um dos maiores cartéis do país viverem por lá.

As autoridades se vangloriam das estatísticas. Comemoram a baixa taxa de sequestros e colocam os demais delitos dentro dos padrões “normais”. Agora, com o rápido crescimento da região, cresce o cuidado para que os níveis de segurança não caiam.

Enquanto isso, Ronaldinho é protegido quase como um chefe de estado. Apontado por muitos como a maior contratação da história do futebol mexicano, ele recebe desde o primeiro dia no México uma atenção especial de governantes e do seu clube.

O meia tem dois guarda-costas que o acompanham 24 horas por dia, em Querétaro, nas viagens ou nas festas. São dois “sombras”. Segundo a imprensa local, eles usam uma cara caminhonete para seguir todos os passos do maior nome do Querétaro.

O próprio clube também precisou incrementar sua estrutura. Em jogos fora de casa, cerca de 20 seguranças dão atenção especial à equipe, além da polícia, sempre acionada para as partidas de maior importância no México. “Temos apoio da segurança pública e privada, além de esquemas especiais nos hotéis”, diz Arturo Villanueva, presidente do Querétaro.

Aeroportos são os locais onde o assédio (e o risco) mais se materializam. Ronaldinho desperta histeria dos fãs por onde passa. Por isso, está sempre cercado por seguranças. Até os próprios jogadores do Querétaro encontram dificuldade para desviar dele nos saguões, segundo o jornal La Afición. Tudo para proteger Dinho, o ídolo dos mexicanos.