Topo

Rooney salva terça apagada de astros. Neymar, Messi e CR7 ficaram devendo

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 06h00

A rodada de amistosos internacionais da última terça-feira era encarada como a última grande data antes da definição dos finalistas da Bola de Ouro da Fifa. No entanto, os principais craques do momento deixaram a desejar em ação por suas seleções. Assim, coube a Wayne Rooney salvar o dia das estrelas de primeira linha, ao brilhar na vitória da Inglaterra sobre a Escócia no clássico britânico.

Neymar esteve apagado na vitória do Brasil sobre a Áustria, enquanto que Messi e Cristiano Ronaldo decepcionaram no embate pessoal em Argentina x Portugal. Por sua vez, Benzema mandou uma cobrança de pênalti na arquibancada. Desta forma, Rooney sai como o nome da terça-feira, perto de uma marca importante na carreira.

Escócia 1 x 3 Inglaterra – Rooney se aproxima de recorde

O ídolo do Manchester United anotou duas vezes na vitória da Inglaterra sobre a Escócia fora de casa, por 3 a 1. Com o desempenho, Rooney chegou aos 46 gols com a camisa da seleção inglesa, superando o campeão mundial Jimmy Greaves. Agora só restam dois nomes a sua frente na artilharia: os ex-jogadores Gary Lineker (48) e Bobby Charlton (49).

A maior rivalidade da rodada de amistosos de terça foi pontuada pela vaia sonora da torcida escocesa ao hino inglês. No entanto, os visitantes não se abalaram com a pressão em Glasgow e abiram o placar com Oxlade-Chamberlain. Rooney marcou duas vezes, de cabeça e pè direito. Robertson descontou no fim para os donos da casa.

Portugal 1 x 0 Argentina – supercraques só jogam 45 minutos

Messi e Cristiano Ronaldo se confrontam no amistoso entre Argentina e Portugal - AP Photo/Jon Super - AP Photo/Jon Super
Imagem: AP Photo/Jon Super

O embate entre Messi e Cristiano Ronaldo em Manchester prometia ser o último ato na briga pela Bola de Ouro de 2014. No entanto, ficou para a testemunhas de Old Trafford uma sensação de frustração.

Os dois craques deixaram o amistoso no intervalo, substituídos, após falharem na tentativa de movimentar o placar. Os ídolos de Barcelona e Real Madrid pouco fizeram em campo, mas a torcida inglesa vaiou o anúncio das alterações.

A Argentina teve a entrada de Carlos Tevez no segundo tempo, mas o ex-jogador de United e City também não fez a torcida de Manchester recordar de seus bons momentos na cidade.

Os portugueses garantiram a vitória nos acréscimos, através do mergulho de cabeça de Raphael Guerreiro , que havia entrado na segunda etapa.

Espanha 0 x 1 Alemanha – primeira derrota em casa em oito anos

Alemanha venceu a Espanha com gol no final do amistoso - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

A seleção dirigida por Vicente del Bosque segue em dificuldades após a Copa do Mundo. Na última terça, os espanhois foram derrotados pelos campeões mundiais por 1 a 0, em Vigo. Tony Kroos anotou nos últimos minutos da partida amistosa. Esta foi a primeira derrota da Fúria em casa em oito anos.

Cheia de desfalques, a Espanha apostou em uma formação ofensiva de novatos, com o quarteto Callejón, Isco, Nolito e Morata. No início eram seis jogadores que não disputaram a Copa na formação inicial, depois do intervalo este número chegou a oito.

Por sua vez, os vencedores do Mundial 2014 entraram em campo com poucos titulares da campanha no Brasil, apenas Howedes, Kroos e Khedira, sem contar com o talismã Gotze.

Kroos decidiu o jogo com um disparo forte de fora da área nos minutos finais, contando com a falha do novato goleiro Kiko Casilla [o titular Iker Casillas deixou a partida momentos antes].

França 1 x 0 Suécia – gol e pênalti perdido nos minutos finais

Mathieu Valbuena acerta bicicleta no amistoso da França contra a Suécia - AFP PHOTO / BORIS HORVAT - AFP PHOTO / BORIS HORVAT
Imagem: AFP PHOTO / BORIS HORVAT

A torcida francesa lotou o Velodrome, em Marselha, mas só viu emoção de verdade nos minutos finais. Varane abriu o placar somente aos 38min. Instantes depois, os donos da casa tiveram a chance de ampliar, mas Benzema mandou a cobrança de pênalti por cima do travessão. Por sua vez, a Suécia não contou com o ídolo Ibrahimovic na partida.

Itália 1 x 0 Albânia – torcida albanesa volta a tumultuar

Torcedor albanês invade gramado e é contido durante amistoso da Albânia contra a Itália - AP Photo/Antonio Calanni - AP Photo/Antonio Calanni
Imagem: AP Photo/Antonio Calanni

Nos últimos meses, os albaneses vinham de vitória contra Portugal e empates diante de Dinamarca e França. No entanto, não conseguiram segurar a Itália em Genova na última terça-feira. Os italianos venceram por 1 a 0, com gol de Okaka.

A partida foi marcada pela invasão de campo de torcedores da Albânia, seleção que recentemente foi punida pela Uefa em razão de um incidente nas eliminatórias da Eurocopa. Em outubro passado, o jogo entre albaneses e sérvios foi interrompido após um drone sobrevoar o campo, deflagrando cenas de violência entre torcedores e jogadores.