Topo

T. Silva teve suporte de Neymar para se reerguer na seleção

Bruno Thadeu

Do UOL, em Viena (Áustria)

19/11/2014 06h00

Thiago Silva desabafou no domingo e disse que se sentia incomodado por não ter sido procurado por Dunga e Neymar para explicar a mudança do capitão do time. O recado teve efeito reverso e o colocou contra o treinador e com o maior astro do elenco. Mas partiu de Neymar a missão de reerguer Thiago.

Neymar não se sentiu atingido pelas declarações do zagueiro. Ao contrário, procurou Thiago Silva na segunda-feira para mostrar que não havia atrito entre ambos. A postura de Neymar foi providencial para impedir que o zagueiro entrasse em desgraça na seleção.

A tarja de capitão tem significados diferentes para Thiago Silva e Neymar. Isso ajuda a explicar as reações adversas entre os dois jogadores quando Dunga definiu o líder em campo.  

Para Thiago Silva, a braçadeira representa direito conquistado e reconhecimento do valor. Assim aconteceu no Fluminense, Milan, seleção e agora no PSG, onde é o capitão.

Já Neymar exerce liderança natural sobre o elenco; a faixa é mera representação simbólica de uma influência que ele sabe que possui.

Neymar iniciou processo de recuperação do moral e imagem do amigo. Um dia depois das declarações de Thiago Silva, o atacante tirou foto com o zagueiro. Ambos sorridentes e fazendo careta. A imagem foi postada nas redes sociais.

Na tentativa de impedir problema maior para Thiago, Neymar acusou a imprensa de ter inventado o caso, apesar de áudios com o relato do zagueiro terem sido gravados.

A grande sacada do atacante, porém, viria no fim do jogo da seleção contra a Áustria. Substituído, o atacante foi até Thiago Silva e recolocou a faixa no braço do zagueiro.

Neymar diz que o ato foi espontâneo. Dunga diz que já havia a ideia de premiar Thiago Silva.

“Foi na hora [decisão de entregar a faixa a Thiago]. Eu decidi ir até ali entregar. Escolhi porque ele tem muito comando no time, comandou por muito tempo a seleção”, sorriu Neymar.