Topo

Valores, medidas e todas as mudanças. O raio-X na nova casa do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 06h01

Foram quatro anos de espera. Nesta quarta-feira (19), o Palmeiras finalmente poderá voltar a jogar na sua própria casa, que foi toda reformulada, das arquibancadas ao gramado, do nome ao gestor. O adversário será o Sport, a partir das 22h.

A mudança mais notável é o projeto arquitetônico. Em uma arena fechada formada por dois anéis e andares de camarotes, quase 44 mil pessoas poderão assistir aos jogos do Palmeiras no estádio que deixou para trás os nomes de Palestra Itália e Parque Antarctica para assumir o Allianz Parque. O revestimento tem aço inoxidável e o gramado é moderno, com direito a iluminação artificial e até um sistema de irrigação completamente novo. 

O estádio não servirá só para um jogo de futebol. No conceito de multi-uso, o local poderá sediar shows para até 55 mil pessoas. O primeiro mega evento deste porte será o show de Paul McCartney, que teve quase 50 mil ingressos vendidos. Para um evento menor, um anfiteatro montado em um dos gols pode receber até 15 mil pessoas.

O Allianz Parque teve um custo aproximado de R$ 650 milhões, com a verba 100% proveniente da iniciativa privada. O estádio tem capacidade para 43.600 pessoas em jogos de futebol e de até 55 mil pessoas em grandes shows. A WTorre, que bancou a obra, poderá explorar comercialmente o local por 30 anos. O Palmeiras, por sua vez, tem 100% da renda de seus jogos, não gasta com manutenção do estádio e tem direito a partes crescentes das receitas até o fim da parceria.