Topo

Entrevista de Messi abre polêmica sobre futuro no Barça. Ele vai ou fica?

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 11h12

Formado nas bases do Barcelona e totalmente identificado com o clube em sua vencedora carreira, Lionel Messi surpreendeu nesta semana ao falar de seu futuro e indicar que vê como real a chance de atuar por outros times. A repercussão foi tanta, que o pai do atacante teve de ir a público amenizá-la e agora informações da imprensa espanhola indicam que é a direção do clube quem está interessada em negociá-lo. A pergunta que fica é: ele vai ou fica?

Tudo começou com uma entrevista para o diário argentino Olé,  em que deixou no ar que "as coisas podem mudar bastante no futebol".

Questionado sobre seus planos para o futuro, Messi disse que está vivendo "no presente" e está focado em conquistar títulos pelo Barcelona. "Depois disso, vamos ver".

"Apesar de eu sempre ter dito que gostaria de fica lá (no Barça) para sempre, algumas vezes as coisas não acontecem da forma que você gostaria", acrescentou ele.

O detalhe é que ele deixou claro que uma saída seria algo vindo de fora, uma decisão alheia a ele. "Eu já disse várias vezes. Se dependesse de mim eu ficaria para sempre. Mas como eu acabei de dizer, algumas vezes as coisas acontecem da forma que você não quer. Ainda mais no futebol, que é tão volátil e onde muitas coisas acontecem."

A rádio espanhola Cope publicou uma notícia que vai ao encontro disso. Intitulada "Messi não quer deixar o Barcelona, é a atual Junta que quer vendê-lo", a nota no site da rádio diz que a intenção é vender Messi depois das eleições de 2016, em manobras feitas à sombra de Sandro Rosell.

A junta do Barcelona pretende ver o time conquistando títulos até as eleições, para que depois dela o argentino esteja em alta, valorizado, e seja vendido caro a outra equipe. Desprotegido, Messi teria dado mais terreno para manobras com estas declarações.

Depois das declarações iniciais do atacante, Jorge Messi, seu pai, rebateu sobre a possibilidade de saída do Barcelona. Mas não foi categórico. Admitiu que propostas serão analisadas.

"No dia de hoje não há nada de nada. O  pensamento é permanecermos aqui, mas como tem gente que lê entrelinhas, há exageros. Leo está feliz, mas é claro que se amanhã o clube disser 'recebemos essa oferta e queremos vendê-lo', ele vai estudar. Mas hoje não existe esse pensamento", afirmou Jorge.

O Barcelona volta a campo no sábado, contra o Sevilla. O jogo é válido pelo Campeonato Espanhol, e é importante, já que a equipe catalã está a dois pontos do líder Real Madrid e o Sevilla está próximo na tabela, em quinto.